sábado, 27 de novembro de 2010

Bobó de Camarão


Bobó de Camarão

Ingredientes
- 1 kg de camarões médios frescos e limpos
- 2 kg de aimpim ou mandioca
- suco de 01 limão
- 250 ml de leite de coco (1 vidro)
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva
- 2 dentes de alho amassados
- 2 cebolas picadas
- 2 tomates sem pele e sem sementes, picados
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 1 folha de louro
- 2 tabletes de caldo de peixe
- ½ xícara (chá) de azeite de dendê (opcional)
- 1 caixa de pomodoro (polpa de tomate)
- sal e pimenta a gosto
- água fervendo (se houver necessidade)

Maneira de Preparar o Creme de Mandioca
Descasque a mandioca, corte em pedaços retirando o fio central. Lave bem, e leve para cozinhar, em uma panela de pressão, com a folha de louro e os tabletes do caldo de peixe, por aproximadamente 40 minutos, ou até que fique macia. Tenha cuidado para a mandioca não agarrar na panela pois a água seca muito rápido. Se houver necessidade coloque mais água durante o cozimento. Após estar cozida bata a mandioca, com a água que restou do cozimento, e ainda quente, no liquidificador, ou passe pelo processador, retirando antes a folha de louro. Se durante o batimento do aimpim pelo liquidificador, ou pelo processador, o mesmo estiver muito grosso, dificultando o procedimento, acrescente água quente aos poucos, o quanto seja necessário. Deve ficar um creme grosso porém não aguado. Reserve.

Maneira de Preparar o Camarão
Descasque os camarões, lave bem. Tempere com de sal, pimenta e o caldo do limão e deixe marinar.

Leve ao fogo médio uma frigideira com o azeite de oliva e refogue o alho até dourar. Acrescente a cebola, o pimentão, os tomates picados e a polpa de tomate deixando cozinhar por cerca de 10 minutos.

Quando os temperos estiverem cozidos, aumente o fogo e refogue neste molho os camarões por 3 minutos. Em uma panela grande, coloque o camarão refogado, o creme da mandioca e leve ao fogo alto.

Tempere com sal e pimenta a gosto. Quando ferver, e por último, adicione o leite de coco, o azeite de dendê e o coentro.

Deixe apurar mais um pouco, mexendo sempre. Sirva quente com arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário