sábado, 15 de janeiro de 2011

Batata rosti



Batata rosti



Eu não sei colocar trema no notebook, por isso não consigo escrever rosti com trema no "o", como eu penso que deve ser a palavra. Só que eu também não sei se a grafia correta é essa ou se o certo é rostie. Enfim, eu não sei qual o nome certo e, se fosse mesmo pra escolher, eu usaria o nome que o Claude usa para esse tipo de batata -Pomme Paillasson - que, convenhamos, é móito mais chique do que qualquer das outras alternativas. Mas, como andam pegando no meu pé, dizendo que eu babo muito o ovo do Claude (ué, não é isso que as pessoas apaixonadas fazem? hohoho), eu não vou dar esse nome chiquetérrimo para a minha batata e não, não vou dizer que me inspirei no programa do chef dessa semana, tá? Larguem do meu pé! Rá! :)

A mesma base eu usei para dois recheios diferentes - provolone e orégano para a cara-metade e copa e requeijão para moi.
Ralei as batatas no ralador grosso e forrei com parte delas uma frigideira anti-aderente (dá uma "apertadinha" pra ela ficar bem ajeitada na frigideira ok?), onde coloquei um tantinho de manteiga clarificada, temperei com sal e pimenta, dispus o recheio, cobri com mais batata ralada (aperta de novo!e tempera de novo com sal e pimenta!) e deixei até corar. Depois, foi só virar para repetir o processo do outro lado (* o ideal nesse momento é finalizar o preparo levando-a ao forno por uns 15 minutos, para ficar bem crocante, mas eu e minha pressa pulamos essa parte).

Em uma delas eu devo ter deixado tempo demais na frigideira e a consistência por dentro ficou meio que de purê. Por isso, é importante ficar de olho no tempo e usar frigideira bem aquecida.



Detalhe: existem receitas que pedem para cozinhar as batatas antes de ralá-las, coisa que eu e o Claude achamos totalmente desnecessária (gente! mas eu não disse que não ia falar dele nesse post!? hohoho). Porém, se você quiser cozinhar suas batatas al dente, levá-las ao freezer, para só então ralar, fique à vontade, ok? Da mesma forma fique à vontade para colocar o recheio que quiser - queijos, frios, legumes, frango desfiado, carne seca... ah, o que te der na telha, oras =)

* caso queira fazer como eu, sem pré-cozinhar as batatas, siga a dica quente: não lave-as antes de ralá-las! Descasque e rale, só, sem contato com água, que é para manter o amido e assim fazer a batata se "juntar" melhor.

O ideal é servir quente e com uma saladinha - mas, com esse frio, eu ando é correndo delas ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário