terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bife e berinjela ao molho madeira



Bife e berinjela ao molho madeira




Essa receita do molho madeira eu já tinha colocado em outra postagem, como ontem eu fiz resolvi postar novamente, fiz com bifes de colchão mole , e com berinjela, que deu um sabor muito bom nas berinjelas.
Para os bifes , 6 a 8 bifes de colchão mole ou outra carne macia de sua preferência, tempere os bifes como de costume, a sua maneira. Depois de fritos coloque o molho por cima. Se preferir pode colocar champignon no molho fica ainda mais gostoso.

Berinjela ao molho madeira,
duas berinjelas pequenas cortadas em rodelas, colocar de molho na água e sal durante uns três minutos.
Passe as rodelas na farinha de trigo e frite na frigideira com um pouquinho de azeite , depois de fritas coloque o molho por cima e sirva quente. Sempre fiz berinjela à parmegiana mas com esse molho ficou bem mais saborosa e menos calórica pois não leva queijo.
Esse molho ficou um pouquinho mais escuro porque coloquei uma colher de sopa a mais de extrato de tomate e mais um pouquinho de vinho.

Ingredientes:
-300 ml de água
-um tablete de caldo de carne
-uma colher (sopa) de manteiga ou margarina de boa qualidade
-uma colher (chá) de açúcar
-sal a gosto
-um cálice de vinho madeira ou tinto seco
- uma colher (sopa) de farinha de trigo
-cebola e salsa desidratada ou ralada
-duas colheres (sopa) de molho shoyu

Modo de fazer :
Derreta a margarina, coloque o molho shoyu, o tablete de caldo de carne e a água para dissolver o caldo. Ponha a cebola, a salsa, sal, açúcar e a farinha de trigo mexendo sempre.Desligue o fogo, coloque o vinho e leve ao fogo novamente e deixe ferver mais um pouco. Servir com picanha assada no forno, bife de filé mignon, alacatra, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário