sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Blenorragia


Blenorragia




Nos homens, secreção purulenta é a principal característica da blenorragia

Blenorragia, também denominada gonorreia ou blenorreia, consiste em uma infecção bacterianacausada pela Neisseria gonorreae: nome escolhido em homenagem ao médico alemão Albert Neisser, que a descobriu em 1879.

É uma doença sexualmente transmissível (DST) cuja principal característica é a secreção de pus pela uretra. O período de incubação é de aproximadamente cinco a nove dias e, enquanto ainda se apresenta assintomática, é bastante contagiosa.

Sua incidência é maior nos indivíduos entre 15 e 30 anos, sexualmente ativos e sem parceiro fixo.

A bactéria penetra pela mucosa da região genital e por lá se aloja. Pode, também, se apresentar na garganta ou reto, em razão de outras práticas sexuais; ou até mesmo em outros locais do corpo, como articulações e pele, via corrente sanguínea, em casos mais raros e, também, mais complicados. Pode desencadear em consequências mais sérias, como esterilidade.

Bebês podem ser contaminados no momento do parto – normal - transmitido pela mãe, apresentando inchaço das pálpebras e secreção purulenta nos olhos. Há possibilidades de o recém-nascido ficar cego, caso não seja tratado.

A maioria das mulheres infectadas não apresenta os sintomas. São eles: corrimento leitoso, dor ao urinar e febre. Dor pélvica pode ocorrer, principalmente durante a relação sexual. Homens têm, como primeiros sintomas, desconforto na região, principalmente ao urinar, e o pênis pode se apresentar inchado. Em ambos, pode ocorrer a liberação de sangue juntamente com a urina e, caso não seja curada, pode causar infertilidade.

Para o tratamento, são utilizados antibióticos e, nos casos mais sérios, a internação pode ser necessária. Parceiros sexuais deverão procurar auxílio médico, a fim de verificar a presença da bactéria. Vale lembrar que a automedicação pode resultar na seleção artificial das bactérias, fortalecendo-as e agravando ainda mais o quadro.

Duas gotas de nitrato de prata nos olhos do bebê, ao nascer, previnem a blenorragia ocular nestes.

Para prevenção, o uso da camisinha é essencial. Exames de rotina específicos devem ser feitos, principalmente pelas mulheres de vida sexual ativa e sem parceiro fixo - em vista da gravidade da doença e suas não-manifestações na maioria das pessoas desse sexo.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola


http://www.brasilescola.com/doencas/blenorragia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário