quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

[bouquet-garni]


[bouquet-garni]

bouquet-garni, um arranjo de ervas para aromatizar e saborizar caldos

há algum tempo resolvi abandonar toda e qualquer erva desidratada pq estou convencida de que elas não têm nenhuma, absolutamente nenhuma, utilidade.

nem mesmo decorativa, quando comparadas à exuberância das ervas frescas. não faça isso com o seu prato. é quase uma falta de respeito.

tenha sempre ervas frescas em casa. nada mais lindo, saboroso e estimulante do que salsinha muito verde e muito fresca picadinha sobre aquele prato que vc preparou com tanto esmero.

nada como manjericão fresco sobre a pasta. nada como lindas rodelinhas de cebolinha verde sobre o caldinho de feijão ou sobre o consomê.

mas chique mesmo é ter o seu próprio canteiro de ervas e presentear aquele amigo que foi jantar contigo na hora da despedida.

para manter as ervas frescas por mais tempo em sua geladeira, tão logo as compre, lave-as em água corrente, retire as pontas dos talos (o mínimo possível, pois os talos são muito saborosos, especialmente da cebolinha), depois coloque-as de molho numa bacia com água e algum vinagre por alguns minutos (não mais que 5), escorra e deixe secar.

depois arrume-as confortavelmente, ou seja, sem amassá-las, em potes plásticos (tipo aqueles de sorvete que agente aproveita) e leve-as à geladeira. isso dará um pouquinho só de trabalho, mas em compensação, vc não correrá o risco de contaminação, as manterá frescas para quando precisar estarem muito lindas e gostosas por muito mais tempo (não é chatérrimo quando agente precisa de um pouco de salsinha e quando vai na geladeira ela tá murcha e preta no saco plástico que veio do mercado?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário