quarta-feira, 26 de janeiro de 2011



CEREJA EM CALDA

Aqui vai um novo dado do Oriente médio: a Turquia é (atualmente) o maior produtor de cerejas do mundo.

Embora muito comum na Europa e Estados Unidos, a cereja tem sua origem em terras asiáticas tendo sido levada para a Europa em tempos imemoráveis durante as comercializações entre europeus e asiáticos.

Existem duas espécies mais comuns de cerejas comercializadas, a “doce” [Prunus avium] e a “azeda” [Prunus cerasus] sendo a primeira destinada ao consumo in natura enquanto a segunda geralmente utilizada em alimentos processados e subprodutos como geléias, compotas e os famosos licores, Marasquino, Cherry e Kirsch.

A cereja costuma ser colhida na época do verão na Europa, pelos meses de junho e julho. E é nessa época que a Turquia e os Estados Unidos “despacham” parte de sua produção pelo mundo a fora.

Aqui no Brasil, encontramos com maior freqüência a cereja americana, mais “doce” e com sabor mais suave (diria fraco) lembra um pouco frutas como pêssego e nectarina, as vindas da Turquia costumam ser mais escuras sem se tornarem amargas (como acontece nas americanas quando atingem a maturidade) de sabor mais procunciado lembram mesmo o sabor que deveriam ter: cereja!

Depois de uma busca incessante pelo menor preço acabei comprando (pasmem!) no Mercado Municipal por R$ 29,90 enquanto nos hipermercados

e hortifruti não custam menos de R$ 39,99.

Na hora de comprar, escolham as cerejas com o cabinho “mais verde possível” pois são muito delicadas e perdem seu esplendor em poucos

dias.

É com cerejas, que se faz um dos meus doces favoritos, daqueles que me tiram do sério, me fazem sonhar acordado e coisas do tipo. Por hora não

direi qual é, só adianto que é bem gelado, e dentro em breve colocarei aqui no blog.

O ingrediente “principal” desse doce é uma calda/compota/geléia de

cerejas, que segue:


Cerejas em calda

  • 350 g de cerejas frescas
  • 300 g de açúcar refinado
  • 150 ml de água
  • 5 ml de suco de limão

1. Lave bem as cerejas, retire o pendúculo e corte ao meio para retirar o caroço.


2. Em uma panela grossa (ferro fundido ou inox fundo triplo) junte todos ingredientes exceto o suco do limão.


3. Cozinhe em fogo alto e quando levantar fervura baixe ao mínimo, cozinhe por cerca de 50 minutos, escumando de quando em quando para retirar a espuma que sobe à superfície.


4. Ao final do cozimento junte o suco de limão à calda. O ácido cítrico (como os ácidos de modo geral) atuam diretamente na pectina natural da fruta auxiliando na gelatinização.


Com o caroço das cerejas, depois de lavado e tostado ligeiramente no forno, é possível fazer um licor bastante parecido com o Kirsch que eu ensino o método em breve!


http://thinkfood.com.br/index.php/2010/06/15/cerejas-em-calda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário