sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Estudo liga actividade sexual ao cancro da próstata



Estudo liga actividade sexual ao cancro da próstata


Photo credits: The Doctr
-
Investigadores ingleses sugerem que os homens, entre os 20 e 40 anos, com uma vida sexual intensa têm mais probabilidades de desenvolver cancro da próstata.
-
Os investigadores da Universidade de Nottingham observaram 840 homens, sendo que 431 estavam diagnosticados com cancro da próstata e os restantes 409 eram saudáveis.
-
Posteriormente foram questionados os participantes sobre a frequência com que tinham relações sexuais e se masturbavam, tendo os investigadores notado que aqueles que eram mais activos em jovem revelavam mais probabilidade de desenvolver cancro mais tarde durante a vida. Os cientistas acreditam que os níveis mais altos de hormonas sexuais podem levar a um maior impulso sexual e ao cancro.
-
“As hormonas parecem ter um papel essencial no cancro da próstata e é muito comum tratar homens com terapias para reduzir as hormonas que se pensa estimularem as células cancerígenas”, afirmou Polyxeni Dimitropoulou, líder do estudo.
-
Para além de questões relacionadas com a sua actividade sexual desde a puberdade, foi-lhes perguntado a quantidade de parceiros sexuais que tiveram, e se já tinham sido diagnosticados com alguma infecção sexual.Aproximadamente a mesma proporção de ambos os grupos (59%) afirmou ter tido actividade sexual 12 vezes ou mais por mês, na casa dos 20 anos, caindo esse número em cerca de 48% na casa dos 30 anos, mais 28% nos 40 anos e mais 13% nos 50 anos.
-
Havia também uma diferença entre os homens que se masturbavam ou tinham relações sexuais mais frequentemente, com 40% dos homens no "grupo do cancro" a revelarem-se sexualmente activos 20 vezes por mês ou mais na casa dos 20 anos, comparados com 32% naqueles que não têm cancro.
-
O especialista afirmou ainda que o que destaca o estudo das anteriores pesquisas é o facto de se terem focado num grupo de idade mais jovem que o normal, e de se ter incluído tanto as relações sexuais como a masturbação nos vários estágios da vida do participante. Dimitropoulou acredita que é possível que níveis mais elevados de hormonas sexuais em alguns homens possam ser responsáveis tanto pelo elevado impulso sexual aos 20 e 30 anos, como pelo desenvolvimento do cancro da próstata mais tarde.
-
”As hormonas parecem ter um papel essencial no cancro da próstata e é muito comum tratar homens com terapias para reduzir as hormonas que se pensa estimularem as células cancerígenas”, acrescentou.
-
O cancro na próstata é o cancro mais comum em homens de muitos países. Afecta a glândula localizada perto da bexiga, que envolve a uretra e segrega o esperma.
-
A doença é a segunda causa de morte por cancro em Portugal, vitimando todos os anos cerca de 1.500 homens, número explicado pela baixa percentagem de homens que consulta antecipadamente o médico para um rastreio. (farmacia.com.pt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário