sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Limoncello Caseiro - Aprenda como fazer



Limoncello Caseiro - Aprenda como fazer


(Imagem: getty images)

Certamente alguns de vocês já ouviram falar do Limoncello.

Mas para quem nunca ouviu falar eu vou explicar:

trata-se de um licor muito doce e saborosíssimo de limão siciliano, originário do sul da Itália, perto de Sorrento.

Maravilhosos limões sicilianos com uma casca grossa e muito aromática são embebidos e macerados em álcool e depois adoçados com um xarope de açúcar, mas aqui nesta receita da Thane Prince o processo foi simplificado e o açúcar é adicionado enquanto os limões estão curtindo no álcool.

O Limoncello depois de pronto pode ser utilizado para fazer brigadeiros, cremes, bolos, sorvetes, caldas e outras sobremesas diversas. Se preferir faça uso dele na sua forma original, como licor mesmo.

Acabei de fazer o meu Limoncello caseiro e trouxe a receita aqui pra vocês poderem fazer também.

Amo esssas preparações caseirinhas porque tenho certeza dos ingredientes que contém nelas já que fui eu mesma quem preparou.
Anotem a receita e testem em casa, vocês comprovarão que é muito fácil de fazer.

Assim que o meu Limoncello ficar pronto eu trago aqui pra vocês verem.

Por enquanto coloquei uma foto do getty imagesporque o meu ainda está feinho e não dá pra ver muito bem o líquido dentro da garrafa.

Limoncello

Receita retirada do Livro Conservas e Compotas, de Thane Prince
(rende 1 litro de licor)

Ingredientes:

8 limões sicilianos bem lavados
1 litro de vodca de boa qualidade
250g de açúcar cristal

Modo de Preparo:

Descasque ou rale cuidadosamente a casca dos limões sicilianos tomando o cuidado de não ralar junto a parte branca deles.

Numa tigela, pote ou garrafa de vidro misture a vodca com as cascas dos limões, cubra com filme de PVC e deixe durante 30 dias em local fresco e escuro.

Acrescente o açúcar e mexa todos os dias, cobrindo sempre a mistura, até dissolver completamente o açúcar.

Quando o açúcar se dissolver completamente coe o seu licor, descarte as cascas, envasilhe em garrafa vedada e rotule.

Guarde no freezer e sirva sempre bem gelado. Se for utilizar em receitas retire do freezer alguns minutos antes
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário