domingo, 9 de janeiro de 2011

na cozinha com gaton


na cozinha com gaton


por Adriana Cymes e Paty Moll Novaes

como contei no meu último post, meu namorado – o chef victor vasconcellos –, dono do restaurantebeco do bartô, vai postar algumas receitinhas irresistíveis aqui no meu blog de vez em quando. olha que delícia:

“receita para o blog da mina mais dourada que eu conheço”

serei breve quanto à criação deste delicioso prato: um belo dia de manhã, chegando ao restaurante, me veio a ideia de comer pão com ovo. naquela ocasião, eu tinha quase tudo – os utensílios e os ovos. só me faltava o pão.

diante deste problemão, lembrei de um pedaço de pão italiano guardado na geladeira, que geralmente uso pra fazer minhas bruschettas de tomate com chancliche.

ótimo, problema resolvido! cortei 4 fatias do pão italiano, levei ao broiller e deixei-as bem crocantes e quentinhas.

peguei minha frigideirinha de ferro, comprada em paris (aquelas da marca buyer, também podem ser encontradas na suxxar), coloquei diretamente sobre o fogo e ao olhar para o lado, vi a gordura da costela que preparamos com muito carinho.

como toda chef meio louca, resolvi aproveitar aquela gordurinha para fritar meu ovo!!!

o resultado foi tão incrível, que resolvi agregar mais um sabor a esse prato maravilhoso.

após frito, coloquei o ovo sobre as torradas, salpiquei um pouquinho de parmesão, levei ao forno e como toque final e muito especial, derramei sobre ele um pouco do roti (molho de carne) da costela.

esta é a história da criação da entrada que hoje figura como um dos pratos mais apreciados do meu restaurante. vale a pena experimentar.

receita:bruschetta de ovo frito em gordura de costela

4 fatias de pão italiano
1 ovo caipira graúdo
20 ml molho roti da costela
1 colher de gordura resultante da cocção da costela
15 grs parmesão ralado

toste as fatias de pão italiano, frite o ovo com a gordura e ainda com a gema mole, leve ao forno com um pouquinho de parmesão ralado. retire, leve ao prato e cubra com o molho de costela bem quente.

bruscheta-de-ovo-editada

por victor vasconcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário