quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Paraguaia, porém legítima*



Paraguaia, porém legítima*
(e isso ecziste? :-)

sopa paraguaia
O prato é típico do Paraguai, onde sopa quer dizer ensopado (originalmente a sopa era um caldo que foi engrossado durante a Guerra do Paraguai para poder ser transportado pelos soldados) e, embora a receita seja sólida, trata-se da sopa paraguaia.

Para nós ela estaria mais para um soufle de milho, mas com a consistência um pouco diferente, já que aqui os ovos são utilizados inteiros.

Parece também um pouco aquelas tortas que fazemos no liquidificador mas fica bem mais levinha.

Enfim, eu não sei classificar aqui o que seria esse prato mas sei que ele é ótimo quando a minha imaginação vai embora ou quando bate aquela preguicinha.

Também é um excelente coringa, bom pra quando aparecem umas visitas inesperadas porque é muito rápido de fazer e vai bem acompanhado com qualquer salada de folhas.

A receita é da minha sogra, que não é paraguaia mas aprendeu o prato com uma.

Como todo prato que se aprende, ao longo do tempo ela também foi colocando suas variações nele. Aqui, a receita do que é a nossa sopa paraguaia :-)

Você frita uma cebola grande ralada,
junta 5 ovos batidos (como se fosse para fazer omelete),
dá uma fritada - vai ficar parecendo um mexido
- junta 300 gr de mussarella picada ou ralada grossa e 3 latas de milho escorridas e batidas no liquidificador, sal, pimenta branca a gosto e só.

Fica pouquíssimo tempo no fogo - o suficiente para derreter a mussarella e dar uma "liga" nessa mistura.

Unte um refratário apenas com óleo de girassol ou de milho (eu parei de usar óleo de soja há anos), coloque a mistura que estava no fogo e leve ao forno pré-aquecido até dourar bem.

Mais simples impossível hein?!

pidêite: Se estiver difícil bater os milhos no liquificador, pode colocar um tantinho de água para ajudar, mas não use a água da lata ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário