quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pizza Caseira - "Massa de Pizza Napolitana"



Pizza Caseira - "Massa de Pizza Napolitana"


Massa de Pizza Napolitana
Dona Lavínia Beneducci Afonso
Receita Italiana

Esta receita é preparada pela família do meu marido
já faz + 30 anos.
A receita de pizza predileta da minha sogra.

A receita dela, nasce uma massa crua parece um chicletes de tão elastica, gostosa de abrir, dá até para abrir na mão, rolando no ar tranquilamente, talento que não tenho... A minha é no granito no rolo mesmo.

Massa de Pizza Napolitana
Dona Lavínia Beneducci Afonso
Receita Italiana

rende 3 discos de pizzas de massa fina
  • 45 g de fermento fresco para pão
  • 1 copo (requeijão - 250 ml) - água morna
  • 1 colher (sopa cheia) banha de porco (eu uso a da marca Sadia - branquinha)
  • 400 g a 500 g de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa) rasa de sal


Pilotando a Cozinha com Priscila:

1 - Na água morna dissolva o fermento fresco para pão e a banha de porco Sadia (que agrega um sabor na massa), até ficar tudo dissolvido.

Dica 1 - Banha de Porco da Sadia:
  • Se a banha de porco, ficar um pouquinho em temperatura ambiente (fora da geladeira), ela desmancha agora incialmente.
  • Se na pressa, vc esqueceu disso, não tem problema, pode usar ela gelada. Ela amolece muito na água morna, mas não desmancha totalmente, você conseguirá desmanchar ela direitinho na massa é rasgando a massa no granito e sovando..

2 - Vá acrescentando farinha de trigo, aos poucos, depois de uma boa quantidade de farinha adicionada, então coloque o sal. O sal se coloca depois para não tirar o poder de crescmento do fermento para pão (se fosse colocado lá no inicio). Continue acrescentando farinha, até que seca necessário sovar a massa na granito. Sove sem secar demais, mantendo o limite máximo de 450 g de farinha de trigo.


3 - Divida a massa em 3 partes, boleie, reserve, faça uma cruz nela.


4 - Cubra, fechando dos lados com pano de prato passado a ferro da gaveta, para manter quentinho. Espere a massa dobrar de volume.

Dica 2 - Cresimento da massa: Se você não quiser ficar levantando para ver se cresceu como voce estava querendo, é so fazer 1 bolinha pequenina de massa crua e colocar dentro de 1 copo de água. Qtdo. a bolinha de massa crua boiar na superficie da água, pode verificar sua massa, ela já dobrou de volume.

5 - Como eu estava muito ocupada, a minha acabou crescendo demais, não precisa esperar crescer tanto, o dobro do volume inicial já é o suficiente.


6 - Pegue 1 bola crescida, amasse sobre o grantilo levemente enfarinhado e abra com o rolo. É levinha de tudo, um chicletes de tão elastica, dá até para abrir na palma da mão sem o rolo.

Nesta etapa essa receita de massa de pizza te conquista. Além de praticamente se abrir sozinha, sem esforço, ela não fica pedindo farinha, para isso. Você abre os 3 discos com quase nada de farinha. Você nem chega a usar 500 g de farinha nos 3 discos...


7 - Sobre um disco de pizza de aluninico seco, levemente polvilhado de farinha de trigo, deite a massa de pizza crua. Leve para pre-assar em forno aquecido.

8 - Saindo do forno pre-assado tem essa cara, fica inflada quase assada, ainda com cantinhos que deveriam ser assada, do tipo encheu de bolha de ar em alguns cantos (inflou). Nós pre-assamos os 3 discos. Só então depois de todos pre-assados que cobrimos com molho e cobertura.

9 - A Pizza da família é um capricho de gostoso. Essa é de Lombinho Canadense.

É tradição que a Pizza Caseira da Família seja montada carregada de molho de tomate, a trupe adora! Quem come conosco pela 1.a vez até estranha, mas, conquista todos comeram na nossa mesa. Carregada de molho não é comum, diferente da comprada por telefone.

Nós mantemos sempre a medida de 300 g de queijo filetado no minimo por disco de pizza, o azeite é colocado somente depois que sair do forno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário