quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ROSBIFE COM CEBOLAS CARAMELIZADAS



ROSBIFE COM CEBOLAS CARAMELIZADAS


Depois de uma semana de desentoxicação, meus instintos mais primitivos(!?) clamavam por carne vermelha.

Mal podia esperar a hora de chegar em casa e preparar um bom pedaço de alcatra do jeito que eu mais gosto: Em rosbifes.

Aquela cor linda por fora, o rosado interno, a suculência de um rosbife bem feitinho são inigualáveis.


Me fazem crer que eu sou um carnívoro inveterado! Acho que não vou enjoar nunca…

Em primeiro lugar, não adianta nada você fazer aquele tempero maravilhoso e deixar a carne lá, como se fosse uma marinada…


O sal do seu tempero é higroscópico e fará os sucos da carne se perderem, o que dará aquela consistência de sola de sapato ao seu prato.

O tempero (principalmente o sal) tem que ser colocado na hora exata que a peça for ao fogo.

Numa panela de fundo bem grosso, com o fogo bem alto, você sela a carne.

Ou seja, dá aquela tostadinha rápida, em todas as faces da carne, que além de lhe dar um aspecto muito bonito, fará preservar toda a sua suculência.

Com o forno já pré aquecido, enrolei algumas fatias de bacon e coloquei duas cebolas em rodelas já caramelizadas com aceto balsâmico e açúcar mascavo.

Tudo isso foi envolvido em papel alumínio bem apertado e foi pro forno à uns 250 graus, por 25 minutos. Olha no que deu:


Sempre é bom deixar a carne descansar uns 5 minutos antes de fatiar bem fininho.

Isso faz com que os sucos que iriam começar à brotar na superfície da carne voltem pros seus devidos lugares.

Feita dessa maneira, a carne pode acompanhar quase tudo.

Eu comi com um simples risoni, mas poderia tê-la usado em uma salada bem caprichada, ou mesmo em um rápido sanduíche.

Versatilidade na cozinha é classe A, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário