quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Santo gengibre



Santo gengibre
gengibre
Para mim o gengibre é tudo. Eu fico sem sal, sem óleo mas raramente fico sem gengibre.

O formato é estranho e quase todo mundo acha que a única coisa que se faz com gengibre é quentão, a boa e velha pinga com açucar queimado.

Mas... nem só de quentão vive o gengibre.

Experimente usar gengibre ralado fino na próxima saladinha de tomate. É, sabe aquela saladinha chinfrim de tomate com tomate? Ponha gengibre.

Tempere com sal, umas cebola cortada fininha e, se tiver, uma salsinha sempre cai bem. Complete com um azeite honesto e um vinagre decente ou, como eu prefiro sempre, um limãozinho.

Sua saladinha de tomate vai ganhar um sabor especial.

Você também pode usar gengibre na carne de panela. Eu compro acem, fraldinha ou paleta porque acho que na panela essas carnes são as melhores e mais suculentas.

Ok, todo mundo sabe que você não frita a carne assim de cara, certo? Ok, então você espera a carne soltar a água e quando ela começa a fritar é que você adiciona os temperos, óleo (pouco, geralmente as carnes usadas para panela são mais gordurosas), cebola e alho picados e... tcharam! sim, porque non? gengibre.

Em pedaços pequenos e finos ou mesmo ralado.
Não exagere na quantidade, o gengibre tem um gosto acentuado e o importante aqui é insinuar o sabor, dar um toque diferente e exótico à boa velha carnona de panela.

Você incrementa com o que quiser, batata, cenoura, abóbora... Eu gosto de vagem torta, adicionada só no final quando a carne já está cozida e o caldo já está quase no ponto.

Em casa também não falta conserva de gengibre que eu faço cortando-o em lâminas fininhas e levando ao fogo só para dar uma fervida.

À parte eu misturo água (não muita e depende da quantidade de conserva), umas pitadas de sal e várias colheres de açucar e também fervo.

Depois é só tirar do fogo e acrescentar vinagre (eu uso de arroz). É bom guardar em vidro na geladeira e servir até no seu próximo churrasco, pois essa conservinha vai muito bem com carne.

Você também pode comprar gengibre em pó, que não tem um gosto tão forte quanto o fresco mas cai bem no temperinho da salada ou até mesmo do filet de frango que vai ser grelhado.

Para começar é uma boa dica.

Então amiga estamos combinadas. Invista em um bom pedaço de gengibre em sua próxima ida ao supermercado.

Além de dar um sabor diferente à sua comida, ele ainda é barato e tem uma durabilidade ótima - não estraga fácil e nem precisa ficar na geladeira.

E como se tudo isso já não fosse suficiente, o gengibre tem várias propriedades terapêuticas (é ótimo para dor de garganta por exemplo) e, de quebra, ainda dizem que ele é ... afrodisíaco.

Então... Tá esperando o que comadre? ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário