segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

BERINJELA



Meus amigos e leitores, a matéria do dia é a berinjela. Ela é considerado um fruto e de fácil cultivo. 

Se você adquirir um saquinho de sementes em uma casa especializada poderá plantar no seu jardim.

A berinjela é muito utilizada na culinária internacional, principalmente na cozinha japonesa.

BERINJELA

A beringela ou berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, umasolanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimento, dabatata e do tomate.

 É sensível ao frio, a geadas e ao excesso de chuva na altura da floração. A época de plantio, no hemisfério norte, é de Setembro a Fevereiro e, em regiões de clima quente, o ano todo.

História

                             

Segundo alguns historiadores, seu cultivo começou como planta ornamental na Índia há cerca de quatro mil anos tendo chegado àEuropa no século XIII através dos árabes da Península Ibérica, pois eram e são grandes apreciadores desse fruto.

                             Beringela ou Berinjela?


No Brasil há muita dúvida e erros de ortografia sobre a escrita deste nome. Segundo o Dicionário Aurélio da língua portuguesa, noportuguês brasileiro o correto é berinjela (com J). Já em Portugal o correto é beringela (com G).

Tipos


Existem vários tipos desse fruto que diferenciam-se pela sua cores as mais comuns são o vermelho escuro ou roxo, mas pode também ser branca, embora esta seja rara.

De polpa macia e flexível, tem uma película lisa e lustrosa que a envolve. 
No mercado português as variedades mais comuns são a híbrida, grande e roxa, a híbrida super F-100, no tom vermelho escuro brilhante e a embu, de cor roxa avermelhada, todas com pedúnculo verde.

A berinjela chamada de japonesa tem muito menos semente e fica melhor quando é utilizada em pastas e antepastos.

Uso medicinal


A berinjela: os naturalistas recomendam o seu consumo, para previnir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo
Estudos recentes demonstram que a berinjela tem mostrado eficácia no tratamento de hipercolesterolémia e no controle do colesterol.

 Recentemente, uma pesquisa realizada no Instituto de Biociênciasda UNESP de Botucatu - São Paulo, revelou que a berinjela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol. 

Porém, ainda não se sabe qual o princípio ativo responsável pela redução das taxas de colesterol, mas os cientistas suspeitam de um alcalóide existente na berinjela.

Por ser essa fruta rica em proteínasvitaminas (A, B1, B2, B5, C),minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que atuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arteriosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo, para previnir alguns males referentes ao fluxo sanguínea.

Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.

É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas dofígado e do estômago.

DICA: Para efeito medicinal, também pode ser usada cortada em pedacinhos com casca e colocado em um vasilhame de água na geladeira e beber 200 ml 3 vezes ao dia (nos casos de crise: diabete alta, hipertensão) e para manutenção diminuir a dose.

 Não deve ser usada com freqüência, para que não haja hipoglicemia ou outros problemas de saúde. 

Usar 15 dias e descansar um semana e continuar se precisar após os exames. Não deve ser usado para perda de peso, pois se a pessoa não tiver nenhum desses problemas de saúde como diabetes, hipertensão e outros, pode ser danoso para a mesma, podendo causar, inclusive, baixa da hemoglobina, causando anemia.

DICA: As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.
(continua...)

Escrito por Maurício B.
 




Uso culinário


Pode ser usada no preparo de pratos como o cuscuz, suflê, torta, salada, recheada, entre outras várias formas na cozinha. Também é muito boa para fazer lasanha.

Curiosidades

  • Com a berinjela é possível fazer tortas de sabor agradável. É vendida em pó como fitoterápico.
  • Cozida, frita, assada ou grelhada, a berinjela combina bem com pimentão, tomate, cebolas e azeitonas, tornando-se um ótimo acompanhamento para carnes grelhadas e assadas. Também se podem fazer gostosas porções com vinagre com sabor característico.
  • Se guardada dentro do frigorífico, num saco plástico, dura de uma a duas semanas.
  • Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.
  • Uma boa maneira de aproveitar todas as suas propriedades sem sentir o sabor amargo do fruto é cortar em pequenos cubos e misturar ainda cru aos alimentos, no momento da refeição.
Antepasto de berinjela

Ingredientes:


3 berinjelas grandes
1 pimentão verde
2 cebolas grandes
4 colheres (sopa) de vinagre
3 folhas de louro
Sal a gosto
1 pimentão vermelho.



Ingredientes para o tempero:


1 xícara (chá) de salsinha picada
4 dentes de alho amassados
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva.



Preparo da berinjela:


Lave as berinjelas, despreze as pontas e corte-as com a casca em cubos pequenos.
Lave os pimentões, tendo o cuidado de retirar todas as sementes e corte-os em cubos pequenos.

Descasque as cebolas, faça cortes no sentido do comprimento para obter as pétalas. 

Misture muito bem esses ingredientes, tempere com sal a gosto, junte as folhas de louro e acomode em uma assadeira grande, Leve ao forno para assar em temperatura mínima de (120º) por aproximadamente 30 minutos. 

Retire, adicione o vinagre e o açúcar mascavo. Misture muito bem e retorne ao forno por mais 20 minutos. Adicione o tempero. Sirva em pão italiano escavado.

Preparo do tempero:


Misture a salsinha, o alho e o azeite. O tempero deve ser adicionado assim que a berinjela sair do forno.

SALADA DE BERINGELA

Ingredientes


6 berinjela cortada em tiras
1 pimentão vermelho em tiras

1 pimentão verde em tiras
1 pimentão amarelo em tiras

1 xícara de azeitona preta picada
1 xícara de azeitona verde picada

1 xícara de uva passa preta
1 xícara de uva passa branca

4 dentes de alho cortada em lamina
2 pimenta dedo de moça em tirinhas

1 lata pequena de azeite
3 colher de vinagre

1 vidro de cogumelo 
sal
orégano

Modo de Preparo

Em uma travessa de vidro coloque os pimentões em tiras, as azeitonas preta e verdes picadas, a uvas passas, preta e branca, os dentes de alhos em laminas, a pimenta dedo de moça cortada em tirinhas, os cogumelos, as berinjela em tiras. Tempere com azeite, o vinagre, o sal, e o orégano.

A quantidade de sal e orégano fica de sua preferência. Misture tudo e coloque em uma travessa de vidro tampando com papel alumínio e leve para assar ao forno por 30 minutos. 

A salada pode ser servida quente ou gelada, acompanhada com torrada ou pão
Sírio.
     

Yakinasu
Simples, gostoso e fácil de ser preparado. Assim pode ser definido o yakinasu, ou berinjela grelhada, um prato tradicional da culinária japonesa, e bastante acessível para os brasileiros.
O segredo do modo de preparo é grelhar bem para que a berinjela fique macia por dentro. Assim, é possível senti-la derretendo na boca na hora de saboreá-la
Segue uma dica: vale a pena comer um yakinasu acompanhado com gohan e missoshiro na hora do jantar.

O prato, que é saudável e leve, é uma boa pedida para quem já está enjoado de comida do dia a dia.

Ingredientes

1 berinjela
1 colher de sopa de missô

1 gema de ovo
2 colheres de sopa de açúcar

25 ml de saquê

25 ml de saquê mirim
cebolinha a gosto

Preparo do prato

Asse a berinjela no forno médio por 15 minutos.
Tire a casca.

Em uma vasilha, misture o missô, a gema de ovo, o açúcar, o saquê e o mirim.

Despeje o molho sobre a berinjela.
Leve a berinjela à grelha até dourar levemente.
Espalhe a cebolinha fatiada por cima e sirva.

Meus amigos, espero ter ajudado com estas receitas de berinjela.
Berinjela combina sempre com inúmeros pratos.

Um grande abraço aos meus amigos e leitores deste blog e um bom proveito.





http://cozinhandocommauricio.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário