domingo, 27 de fevereiro de 2011

Brioche de banana

Brioche de banana



Como já tinha feito o doce de banana, insisti e refiz a receita, só que do meu jeito. Já na hora de sovar, comecei a sentir que ia ficar bom. A massa é ótima para trabalhar, bem macia e maleável, quase não gruda na mesa por conta da grande quantidade de manteiga. Cresceu maravilhosamente bem em todos as etapas de fermentação e depois de assado, quando experimentei um quentinho.... Hummmmmm!!!! Ficou muito, mas muito bom mesmo! 


Já tinha jantado mas comi dois brioches num piscar de olhos. O doce de banana casou divinamente com a massa mas tenho certeza de que deve ficar ótimo com outros recheios também como goiabada, doce de leite, geléias, etc...


Abaixo vai minha versão com redução apenas na farinha de trigo. Como a esponja ficou seca da primeira vez, percebi que a farinha que estava usando era mais seca, por isso diminuí na quantidade e funcionou.



 Acho mais fácil consertar uma massa úmida demais do que uma seca, então procure sempre colocar a farinha um pouco menos do que a pedida na receita e vá acrescentando conforme necessário.

230g de farinha de trigo
5g de fermento seco para pão
100ml de leite desnatado
30g de açúcar
1/4 colher (chá) de sal
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 ovo extra (bata bem e meça 30g - guarde a outra metade para pincelar os pães)

Coloque metade da farinha numa vasilha e coloque o fermento, açúcar, o ovo batido e o leite levemente aquecido. 



Misture bem com uma colher de pau até levantar bolhas e ficar uma massa viscosa. 


Junte o resto da farinha, o sal e a manteiga amolecida. Misture com a colher de pau lentamente até incorporar toda farinha. 


Jogue a massa na mesa sem enfarinhar e raspe bem toda a vasilha, deixando-a o mais limpa possível. Reserve esta vasilha de lado.
Comece a sovar a massa. 



Se estiver muito úmida e grudando toda na mesa e na mão, junte um pouco mais de farinha. Para mim, desde o começo não grudou quase nada na mão e não precisei quase usar a espátula para tirar a massa da mesa.


 Ela é bem macia e boa de trabalhar. Sove BASTANTE! Cerca de 15 minutos de estica e puxa até ficar lisa e homogênea e não grudar mais nas mãos. 


Faça uma bola com a massa e coloque na vasilha reservada. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 a 40 minutos ou até que dobre de volume.

Dê alguns soquinhos na superfície da massa para tirar o gás acumulado e jogue a massa sobre a mesa. Divida em 11 porções de 40g.



 Modele em bolinhas, cubra com pano de prato e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, unte com manteiga uma assadeira ou forminhas de muffins ou brioches.

Pegue uma bolinha e abra na mão até atingir cerca de 10 a 12 cm de diâmetro. Recheie com cerca de 15g de doce de banana (uma colher de chá cheia), feche bem e coloque na forminha. 



Repita o processo até acabarem as bolinhas.
Cubra com plástico e pano de prato e deixe descansar até dobrar de volume.


Pincele levemente com a metade do ovo batido que sobrou e leve para assar em forno pré-aquecido a 190oC por 12 a 15 minutos ou até ficarem bem corados.


Desenforme e deixe esfriar sobre grade. Se quiser, logo que desenformar, passe os brioches no açúcar e canela.

Doce de banana:

1/2 xícara de açúcar cristal
3 bananas nanicas em rodelas
1/2 fava de baunilha
2 cravos

Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo. Deixe caramelar e jogue as bananas. Misture bem e acrescente a fava cortada ao meio e os grãos de baunilha raspados com a pontinha de uma faca e os cravos. 



Vá mexendo sempre até ver o fundo da panela e formar uma pasta. Ao passar a espátula no fundo da panela, você consegue contar até 3 lentamente antes do "caminho" se fechar.

Despeje num prato e deixe esfriar completamente antes de utilizar na massa. Ainda vai sobrar doce que, mesmo puro é muito bom! :)



http://pecadodagula.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário