sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Capeletti in Brodo



Capeletti in Brodo

















Para quem não conhece, essa receita nada
mais é que um capeletti cozido em caldo de
carne (ou outro de sua preferência).

Eu ganhei da minha mãe a máquina de fazer
massas e adorei brincar com ela!
Nada como ter os utensílios certos para
cada aventura culinária! Mas ó, se você
não tem a máquina, dá p/ fazer
"na raça" eu mesma já fiz capeletti caseiro antes
e postei aqui(do modo manual).

Para a massa é só usar sempre a regrinha:

100g de farinha + 1 ovo + uma pitada de sal
e aumentar sempre na mesma proporção.

Eu sempre coloco umas 2 colheres (sopa) de
água e fiozinho de azeite por minha conta.

É uma massa bem dura e seca mesmo, porque
quando a gente passa no cilindro ela amolece.

Então se você não tem cilíndro vai precisar
adicionar água aos pouquinhos para que fique maleável.

1 receita de massa rende cerca de 22 capelettis
(os meus ficam maiores do que os comprados).




A quantidade de recheio usada (para 1 receita de massa)
é mínima, coisa de 1/2 xícara de carne moída no máximo.

O recheio original leva carne crua e ovo (cru também),
mas eu dou uma leve refogada na carne com cebola,
alho, cheiro verde, sal, pimenta e ao invés do ovo,
uso uma colher de sopa de maionese para dar liga
(vai por mim, nem dá p/ sentir o gosto dela).

Eu adiciono a maionese depois que a carne refogou
e esfriou.

Mas a carne não é para cozinhar, é só para tirar o
sangue, ela continua rosada ok?


Com os capelettis prontos é só cozinhá-los em 1,5l
de caldo (carne ou legumes), que pode ser o seu
caldinho caseiro ou um industrializado
(tablete, pó, potinho...).

Super aprovado! Perfeito para uma noite fria!


Nenhum comentário:

Postar um comentário