domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cheesecake - "New York Style"

Cheesecake - "New York Style"


"Existem inúmeras receitas de cheesecake: com creme de leite, leite condensado, sour cream, suco de laranja, mel... A lista de variações é infinita, e o engraçado é que o termo "New York Style" se aplica a várias delas. Esta é a textura dos cheesecakes servidos lá: smooth, rich and decadent!
Receita da amiga Cinara do blog Cinara´s place.

Massa:
1 pacote de bolachas maizena
5 colheres (sopa) de manteiga amolecida

Bata as bolachas no processador até virar uma farofa. Adicione a manteiga e misture bem.
 Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de abrir de 23cm de diâmetro com a massa, 
pressionando com as pontas dos dedos. Leve para gelar.

Recheio:
750g de cream cheese
4 ovos grandes em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de baunilha
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180 graus (médio-baixo).

"Afofe" o cream cheese no processador, depois acrescente os ovos, um a um, pelo tubo. 
Adicione os demais ingredientes na ordem, batendo após cada adição. Depois de tudo 
misturado, bata mais 3 minutos sem parar. (O creme ficará borbulhando.) Não esqueça 
de limpar os lados da tigela para soltar o cream cheese.

Coloque o recheio na fôrma preparada com a massa de biscoitos e leve ao forno por 40
 minutos, ou até a superfície dourar levemente e ao enfiar um palito ele saia úmido. 

Aumente o forno para 220 graus (médio-alto) e asse por mais 10 minutos. Retire do forno
 e deixe esfriar.

 Leve para gelar e sirva com calda de framboesa, geléia de morango, goiabada cremosa, etc.
 O cheesecake dura até 3 dias na geladeira.

Observações importantes:

1) A menos que você tenha uma batedeira Kitchen Aid, ou outra de potência similar, 
eu não aconselho fazer este cheesecake na batedeira. Eu tenho uma Planetária, e ela 
não dá conta! Tem que ser no processador mesmo.

2) Para evitar rachaduras na superfície, um problema comum dos cheesecakes, 
assim que tirar o cheesecake do forno, vire um refratário sobre a fôrma para 
impedir que o calor saia muito rápido. Acho que papel alumínio também deve servir. 
Isso evita que o cheesecake esfrie rápido demais e rache. Comigo sempre funciona.

3) Ao contrário do que diz a receita, eu não costumo forrar a lateral da fôrma com 
a massa de bolachas maizena, mas apenas o fundo. Às vezes a massa da lateral fica
 queimadinha, e eu acho que isso interfere no sabor...

4) Este cheesecake eu cobri com goiabada cremosa, que comprei pronta e diluí um
 pouco mais com um pouquinho de água, em fogo baixo. Também adoro usar uma 
calda importada de frutas vermelhas, que às vezes encontro no Pão de Açúcar. 
É dinamarquesa, se não me engano...

5) A altura deste cheesecake não está correta. Ele deve ficar mais alto, e a fôrma
 redonda de 22 ou 23cm é a ideal mesmo. Eu fiz em uma forma maior para render mais.

http://www.delicias1001.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário