terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ciabatta

ciabatta


Image and video hosting by TinyPic



Se tem algo que eu adoro fazer na cozinha certamente é o tão amado pãozinho. Da minha maneira simples de executar receitas - tenho obtido pãozinhos maravilhosos ao longo do tempo.

 Nessas férias dei uma passada pela Saraiva adoro ir até lá - pegar os livros me sentar e folhear por horas e horas, nem se quer vejo o tempo passar e sempre mesmo lembrando daquela promessa de não comprar mais livros de culinária eu não consigo resistir e trago um ou outro e foi nesse momento que encontrei esse livro 200 receitas de pães tentadores - amei o nome, amei o livro e já até postei receita do mesmo aqui nessa cozinha e vou fazer tantos outros e fico esperando que todos os leitores gostem da série.
  • 500 g de farinha de trigo, mas um pouco para polvilhar
  • 1 1/2 colher (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico
  • 300 ml de água morna
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 1/2 colher (chá) de sal
Misture bem todos os ingredientes só depois comece a acrescentar a água aos poucos. Sove até a massa ficar elástica. Coloque a massa (que terá uma cosistência grudenta) em uma superfície enfarinhada e divida-a em duas partes. Passe bastante farinha nas mãos e modele dois pães alongados, com cerca de 28cm. 

Coloque-os em uma assadeira untada e enfarinhada. Deixe em um local aquecido, sem cobrir, por cerca de 30 mts ou até que a massa cresça. 

Asse em forno preaquecido a 200 graus por cerca de 20 mts, até os pães ficarem dourados e emitirem um som oco quando batidos com a ponta dos dedos. Polvilhe farinha e deixe esfriar.

*Fonte - livro 200 receitas de pães tentadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário