sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Como fazer o arroz de Sushi perfeito!


Como fazer o arroz de Sushi perfeito!

http://www.saboresdochef.com/

arroz-japones-cocido11.jpg
A preparação de hoje é o jeito tradicional de preparar o arroz Sushi. Trata-se tanto de conseguir a textura caraterística que vai lhe permitir ficar junto e estabilizado em um rolinho e em um onigiri, como de conservar por mais tempo e mais saboroso fora da geladeira.
Este jeito de preparar o arroz é mais longo e tedioso do que o jeito ocidental, mas é absolutamente fundamental para preparar um bom sushi e fica muito gostoso e diferente. Não se usa exclusivamente para preparar onigiris ou rolinhos, pode-se comer como acompanhamento de muitas coisas e continuará sendo muito bom.
A seguir...as instruções!
Os ingredientes necessários para 4 porções são:
2 xícaras de arroz estilo japonês; é critico usar esta variedade de arroz e não o mais comum de grão comprido; o japonês tem um grano mais curto e grosso que o arroz convencional, e o seu comportamento na hora do cozimento é bem diferente.
4 colheres de vinagre de arroz
2 colheres de açúcar
2 colheres de sal
Modo de preparo:
Esquentar o vinagre, o açúcar e o sal em uma frigideira com fogo baixo até que o açúcar e o sal se dissolvam completamente, mas tendo o cuidado de que o vinagre não ferva; uma vez feito este passo, deixe  esfriar a temperatura ambiente.
Lavar o arroz em água fria com cuidado; o lavado é muito importante e pode requirir que se faça varias vezes. 
Deve-se lavar o arroz até que a água saia quase sem amido. Depois deve-se deixar de molho por uns quinze minutos.
Em uma panelacolocar duas xícaras de água fervente e cozinhar o arroz com fogo baixo (a panela deve estar tapada ou semi-tapada) até que a água se evapore e fique o arroz estilo sushi: pegajoso e que se junte um pouco entre si.
 É muito importante observar as instruções do pacote de arroz, pois o tempo e a quantidade varia segundo o sub-tipo do arroz.
Deixe pousar o arroz na panela por um espaço de 15 minutos.
O último é adicionar ao arroz a mistura que tínhamos feito com vinagre, com uma colher de madeira e de forma muito suave. 
É conveniente tirar o arroz da panela y colocá-lo em uma bacia de plástico porque alguns metais reagem com o vinagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário