quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Creme de Limoncello ou Limoncino

Creme de Limoncello ou Limoncino


Limoncello ou Limoncino? Fiz uma pequena pesquisa e, segundo informações que encontrei, a diferença é a região da Itália: Limoncello no sul eLimoncino no norte. Outra informação dizia que a diferença é o tipo de limão usado. O que eu sei é que gosto dos dois!!! Por isso, se alguém souber mais versões sobre a diferença, por favor, me diga!
Os dois são licores típicos italianos, feitos de uma mistura de álcool, casca de limão e açúcar. Há muitas receitas na internet, basta escolher uma e fazer!
Mas, para passar para a receita de hoje, devo dizer que no Verão do ano passado compramos nos supermercados Lidl Limoncino e, em especial, um Crema di Limoncino* que nos fez fãs incondicionais! O problema foi que só foi colocado à venda uma única vez, em uma quantidade de 6 garrafas! As garrafas são de 500ml. Bem, eu comprei 1 para experimentar e corri na loja para pegar as outras duas últimas que havia! Fiquei esperando pelo Verão, este ano, pois sabia que o venderiam novamente! Dessa vez havia 2 caixas, ou 12 garrafas, eu comprei 4 e quando voltei já não havia mais! Por isso comprei mais garrafas deLimoncino e experimentei fazer o eu mesma Crema de Limoncino. Depois de experimentar (e beber) com um ingrediente, sem outro, com esse agora, cheguei a uma que ficou muito próxima do comprado!


"Crema de Limoncello ou Limoncino"
*O Crema di Limoncino não é uma sobremesa. É um licor denso, doce que é servido bem gelado.

Nas minhas experiências, cheguei a proporção ideal para o meu gosto, sendo 1 parte+1parte+1/2 parte. Essa parte pode ser xícara, copo, litro, ou o que você preferir. 

Usei um medidor normal, em litro.

200ml de limoncello/limoncino
200ml de leite condensado
100ml de creme de leite/natas

Misturar muito bem com um shaker, ou no liquidificador, ou com o fouet. O importante é que fique muito bem incorporado. 
Guardar no frigorífico, por causa do creme de leite/natas e porque quanto mais geladinho estiver, melhor fica!

Não sei dizer qual a durabilidade, pois chega ao fim em poucos dias! :o)


E com essa delícia, levanto um brinde ao meu marido e a mim que amanhã completamos 7 anos de casamento oficial, o de "papel passado"!


http://noemiamartins.blogspot.com/2010/09/creme-de-limoncello-ou-limoncino.html

Um comentário: