quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DIVERSAS SOPAS IV

DIVERSAS  SOPAS  IV


SOPA  EXPRESSA DE  BETERRABA  E  CURRY


Domingo à noite é sempre hora de preparar uma sopinha bem rápida, simples e saborosa, que eu digo que alimenta a alma e por isso dá muito conforto.

Num domingo desses, eu tinha duas beterrabas na gaveta de legumes da geladeira, um pouquinho de cebolinha e mais nada. Além de meus temperinhos, é claro!

E assim, nasceu a Sopa Expressa, ao som inspirador do tango moderno de Bajofondo no disco chamado Mar Dulce. Jorge gosta muito de reler e cantarolar a letra da música El Mareo:

Avanzo y escribo
decido el camino
las ganas que quedan se marchan
con vos

Se apaga el deseo
ya no me entrevero
y hablar eso
que se me iba
mejor

Con los ojos no te veo
se que se me viene el mareo
y es entonces
cuando quiero
salir a caminar

Con los ojos no te veo
se que se me viene el mareo
y es entonces
cuando quiero
salir a caminar

El agua me ciega
hay vidrio en la arena
ya no me da pena
dejarte que un adiós

Así son las cosas
amargas borrosas
son fotos veladas
de un tiempo mejor

Con los ojos no te veo
se que se me viene el mareo
y es entonces
cuando quiero
salir a caminar

Con los ojos no te veo
se que se me viene el mareo
y es entonces
cuando quiero
salir a caminar

El aire me ciega
hay vidrio en la arena
ya no me da pena
dejarte un adiós

Así
son las cosas
amargas borrosas
son fotos veladas
de un tiempo mejor

Con los ojos no te veo
se que se me viene el mareo
y es entonces
cuando quiero
salir a caminar

Con los ojos no te veo
se que se me viene el mareo
y es entonces
cuando quiero
salir a caminar.

Sopa Expressa de Beterraba e Curry

Ingredientes (para 2 pessoas):
  • 2 beterrabas médias sem os talos
  • 600 ml de água
  • 1/2 colher (de chá) de sal
  • 1 colher (de café) de açúcar
  • 1 colher (de sopa) de creme de leite
  • pimenta do reino moída
  • 1 colher (de chá) de curry
  • 1 talo de cebolinha (incluindo a parte verde)
Modo de Fazer:
  • Lave bem as beterrabas, utilizando uma escovinha e sabão ou detergente (enxágue muito bem, porque são utilizadas com a própria casca);
  • Corte-as em pedaços toscos, para acelerar o cozimento;
  • Leve-as ao fogo com a água, o sal e o açúcar;
  • Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos (ou até que as beterrabas estejam macias);
  • Apague a chama e deixe esfriar um pouco, para liquefazer a sopa, utilizando um mixer de mergulhar ou um liquidificador;
  • Volte com a sopa para o fogo, acrescente o curry, um pouco de pimenta e o creme de leite, mexa um pouco para aquecer, sem deixar ferver;
  • Sirva salpicado de cebolinha verde picada
Dica 1: Leve à mesa em potinhos separados sal, pimenta e curry, para que cada um corrija seu próprio tempero.
Dica 2: Quando comprar seu curry, prefira os vendidos em lojas de produtos naturais ou armazéns orientais. Aqui no Rio eu compro na Cobal do Humaitá, na loja Louro Verde, mas já comprei nas Casas Pedro. Ambos são excelentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário