sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

GARI SHOGA_ CONSERVA DE GENGIBRE




GARI SHOGA_ CONSERVA DE GENGIBRE

A cozinha japonesa me atrai por muitos motivos: a ciência no preparo, os sabores (quem não aprecia comenta: nem tem sabor! Mas para mim e apreciadores as combinações de ingredientes e o "okasu" (acompanhamento) nos fascina. Os "tsukemonos" (que significa literalmente algo em conserva) como o Gari Shoga, conserva de gengibre, acompanha os sushis e sashimis com a função de limpar o paladar entre um e outro.
Os aficcionados pela culinária japonesa
são apreciadores de Gari  Shoga
PREPARO DO GENGIBRE
Para 500g de gengibre
Escolha novos e tenros são os melhores. Com auxílio de uma colher raspe o gengibre de modo a tirar toda a sua casca. Lave e enxugue os pedaços de gengibre.
Fatie finamente o gengibre na faca ou com ajuda de um mandolin (fatiador japonês com regulagem de espessura.) Veja sobre mandolin no Link: "Arsenal de Cozinha". 
Tente fazer isso no sentido contrário ao da fibra. Coloque todo o gengibre fatiado em uma tigela de inox ou vidro e polvilhe 1 colher (sopa) de sal. Deixe repousar por 24 horas. No dia seguinte, lave bem o gengibre em água corrente, escorra. Depois de tudo bem fatiado coloque numa panela com água e ponha no fogo para cozinhar até levantar fervura. Desligue, escorra o gengibre e descarte a água. Esta etapa é importante, pois tira aquele ardido forte do gengibre, amacia e impede que depois ele escureça.
CALDA 
1 e 1/2 xícara de vinagre branco (eu uso de arroz ou maçã)
1 xícara de açúcar não muito cheia
1 colher (café) de aji-no-moto (glutamato monossódico)
se quiser colorir: 1 gota de corante vegetal rosa ou laranja. Veja na primeira foto um deixei na cor natural, o outro pinguei 1 gota de corante vegetal laranja.
PREPARO
Coloque tudo numa panela e deixe levantar fervura, derrentendo o açúcar está pronto. Daí é só juntar à calda o gengibre escorrido e espremido. Coloque em vidros esterelizados e guarde na geladeira. Coloque em um recipiente de vidro com tampa (ou fecho hermético). Não aperte. Dê leves batidas no recipiente contra a mesa a fim de retirar possíveis bolhas de ar.
Mantenha resfriado por cerca de
2 semanas antes de consumir.
A duração é de 6 meses.

SR. GENGIBRE
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. 

Usado na aromatização de bebidas quentes. Como condimento, tempera doces, cremes, legumes, bolos, massas e carnes. O nome do gengibre deriva do sânscrito shringavera "em formato de chifres de veado", pelo latim zinziber e pelo grego ziggiberis.

O QUE O GENGIBRE FAZ POR NÓS

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca além de comprovadamente tornar as pessoas mais inteligentes. 

Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.
O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. 

O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave. 

O gengibre fresco é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (do gengibre espremido) para temperar frango e as conservas "beni shouga", feitas com os rizomas jovens, que são consumidas puras ou com sushi. 

Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.


INFORMAÇÕES:

Medical uses and benefits of Ginger
Gernot Katzer's Spice Pages
Plant Cultures: botany, history and uses of ginger
Medicinal uses of ginger

http://cozinhandocombernadete.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário