domingo, 27 de fevereiro de 2011

Gyros, ou Döner Kebab

Gyros, ou Döner Kebab









Aqui na Alemanha, coisa mais fácil é encontrar barraquinhas pra venda desse prato, na forma de um sanduíche grande, enrolado em papel alumínio, (parecido com um Wrap) que se tornou muito popular. 

A forma mais conhecida é a versao turca, com nome de Döner. 

Feito com carne de cordeiro, na Grécia é chamado Gyros. Dizem que por aqui, foram adaptados ao gosto dos alemaes, que eu nao duvido!, sejam consumidores majoritários do "enroladinho" aqui na Europa. 

Também, tiro o chapéu: o lanche é gostoso mesmo! Ja comi no Brasil, mas nada parecido com a forma original. Talvez em alguma boa casa de Kebab... Eu to viciadinha, e resolvi tentar em casa. 

Deu certo, mas a maneira como eu fiz a carne nao é a tradicional: normalmente, ela é fatiada, temperada, e disposta em "camadas" num espeto vertical, e a grelha fica em volta.

 O espeto gira e a carne assa, rs. Depois é fatiada aos poucos e com ela se montam os sanduíches: pao pita, vegetais como tomate, cebola, alface, e molho tzatziki. 

Até agora, os que eu comi assim foram feitos, e caprichados na pimenta, pra minha sorte!

Comecei pelo pao: (essa receita me rendeu 15 pequenos)
140 ml de água morna
15 gr de fermento biológico fresco
230 gr de farinha de trigo

1 colher rasa (sobremesa) sal
1 colher rasa (sobremesa) acúcar
1 colher (chá) azeite de oliva

Dissolva o fermento na água, e misture junto +- 50 gr da farinha. Deixe crescer por uns 20 minutos. 

Adicione, peneirando, o restante dos ingredientes + o azeite e sove bem, até a massa ficar bem lisa e maleável. Deixe crescer até dobrar de tamanho. 

Divida entao em 15 bolinhas, e deixe crescer novamente, por 30 minutos. 

Abra com o rolo em pequenos discos (eu fiz na espessura mínima que pude, coisa de 1 mm, mas foi opcao minha!, dá pra fazer pouquinho só mais grosso, e se optar por um pao maior, fica melhor). 

Polvilhe farinha nos discos, e agora é que vem o quente: assar os bichinhos. 

Voce precisa de um forno muito, mas muito quente, mais de 250 °, porque o cozimento do pao deve ser feito em apenas alguns minutos, ou entao use uma chapa. 

Eu usei uma assadeira plana e grande, e fiz de 4 em 4 por vez. Parece complicado, mas é bem rápido. 

Preaqueci o forno, e usei a assadeira já quente: coloquei os discos rapidamente, levei ao forno, menos de 2 minutos e retirei. 

E assim fui. Os que deixei por 3 minutos, ficaram bons pra comer só com Tzaziki depois, porque realmente "crocantes"demais, e nao puderam ir pro atelier de "churrasquinho grego".

O Tzaziki:

400 gr de iogurte natural (a receita grega original, pede iogurte sem soro, o que se consegue drenando: só deixar escorrer por algumas horas num saco de pano, mas eu nao usei este)

1 pepino grande ralado (já ouvi dizer também, que tem que usar descascado e sem sementes, mas um grande amigo grego meu, garantiu que nao há problema algum, rs.

 Quanto à "grossura" do ralado, usa-se mais ralar grosso, mas eu quis fininho, o que deixa o molho pegajoso, confesso, mas queria assim e fiz, rs.)
3 dentes de alho ralados

dill (endro) a gosto
sal e pimenta do reino moída na hora à gosto
fio de azeite de oliva por cima (também dica do meu amigo grego)

Escorra o pepino e aperte bem, até que saia toda a água. Misture aos demais ingredientes e prontinho.

A carne:

nao encontrei carne de cordeiro, e quem nao tem cao...rs
500 gr de carne moída
1 colher rasa (chá) de cominho em pó
1 colher (sopa) orégano

1 cebola em quadradinhos + 2 dentes de alho picados, previamente refogados em 1 colher de azeite de oliva
sal (+- 1/2 colher sobremesa) e pimenta à gosto
suco de 1 limao

Misture tudo como se fosse preparar um hamburguer. Faca bolinhos grossos (2 cm) e achatados e asse numa grelha. Reserve aquecidos.

Agora é só alegria:

Fatie tomates, cebolas, alface (usei americana) que encham cumbuquinhas, traga o pao pra mesa, o Tzaziki, se tiver um Ouzo, faca aquele aperitivo fresco pra brindar, fatie a carne em tiras grossas e monte - ou enrole!, seu(s) sanduba(s)!

http://evamosbotaraguanofeijao.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário