domingo, 27 de fevereiro de 2011

Kibe e tabule


Kibe e tabule

Sempre gostei. Engracado como o kibe, prato da culinária libanesa se tornou "tao nosso", né? Faz parte do elenco de "salgadinhos brasileiros"...  Eu gosto com mais carne, e sem recheio algum. 

No embalo, fiz tabule também. Muita farinha de kibe pra uma sentada só???? Nada... Almocinho gostoso pra danar assim, tudo junto!


Kibe:
700 gr de carne (bovina) magra, moída
1 cebola pequena, ralada
1 colher (sobremesa) de sal
pimenta síria (ou pimenta do reino) à gosto
1/2 xícara de hortela fresca, picada
pitadas de canela
2/3 xícara (chá) de farinha para kibe
suco de 1 limao


Hidratei a farinha deixando de molho de um dia para o outro. Mas seria necessário apenas algumas horas, ou menos. Escorri bem, e apertei em um tecido tipo "fralda", pra que toda a água escorresse. 

Misturei à carne, os temperos, e moldei os kibes com muita dificuldade (sou péssima nisso, ficaram horrorosos meus pobrezinhos, rs, mas gostosos ta?), e os fritei em óleo quente, até que mudassem de cor (nao fritei muito, pra nao ficar com aquele gostinho de queimado). Escorri sobre papel absorvente, e servi com..., oooh perdao memória!

 Nao encontrei limao "comum" em lugar nenhum, - limao, mas o siciliano, o que nao contribuiu no final pra que eu fechasse os olhos e viajasse pra antiga cozinha de vovó Nena...

Tabule:

1/2  xícara (chá) de farinha para kibe
1 xícara (chá) de salsinha picada
1/2 xícara (chá) de hortela fresca, picada
3 tomates firmes, sem sementes, picados em quadradinhos
1 cebola pequena picada
1/2 pepino picado em quadradinhos
suco de 2 limoes

Há quem diga que tabule nao se faz com pepino - receitas originais libanesas me levam a crer também, rs. Mas gosto assim, e assim o fiz. Ah! 

Cortei o pepino no sentido do comprimento, entao, em 4. Daí, retirei as sementes, cortando fora o "miolo", antes de picar.

A farinha, procedi da mesma forma acima - para o kibe. Entao, misturei todos os ingredientes numa travessa, e servi com folhas de alface.

http://evamosbotaraguanofeijao.blogspot.com/

Um comentário:

  1. adorei as receitas, no tabule eu coloco alface americana picadinha, quase nunca encontro o bendito hortelã. mas fica ótimo com ou sem.

    ResponderExcluir