quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Limoncello





Limoncello


Licor italiano muito famoso feito com limões de Sorento e que a italianada toma gelado, recém-saído do freezer. É muito legal fazê-lo junto aos amigos, cada um descascando um limão...eheheh!




A quem deseje saber, o Villa Massa no Mercado Municipal não sai por menos de R$ 120,00.

Assim que fizer - e eu vou fazer uns 5 litros disso -, aviso vocês.


Ingredientes

Limão siciliano (10)
Vodka (1L)
Açúcar refinado (3 xíc.)
Água (4 xíc.)
Modo de fazer

1 - Pegue os limões e os lave sob água corrente com uso de uma bucha nova. Esfregue os limões para remover os pesticidas. O limão está isento quando o dedo não mais desliza sobre ele, mas escorrega emitindo um ruído, como um balão

2 - Esterilize o recipiente onde irá acomodar o limoncello. Lembre-se, não é o momento de colocar os ingredientes numa garrafa porque as cascas não vão sair depois pelo gargalo. Por isso, ao invés de perder sua linda garrafa, use ao invés um recipiente de vidro com tampa de plástico, bem vedado


3 - Enquanto isso, descasque os limões com um descascador de vegetais. Tome muito cuidado para não extrair a parte branca. Isso estraga o licor. Caso aconteça, você ainda pode salvar sua produção; basta virar a casca do avesso e raspar a parte branca com uso de uma faca sem dentes.

Você tem a opção de usar um zester para tirar a casca em 'cabelinhos', mas saiba, a receita original é descascando

4 - Certo. Seu vidro já esterilizou, está frio e seco. Vamos acomodar nele as cascas e a vodka. Feche-o muito bem e deixe num lugar escuro em temperatura ambiente por 1 semana.







Algumas receitas pedem para deixar o limão 2 semanas, 3 ou até mais de 1 mês. Pesquisando, descobri muitas pessoas satisfeitas com o resultado de uma semana. É suficiente para pegar o gosto, acredite. Uma vez que o limão perde sua cor e extrato para a vodka, não há mais porquê deixá-lo no alcool.


                                                     Aqui a vodca já pegou gosto e cor

            

             
5 - Depois de uma semana, você vai fazer o xarope que adoçará o licor. Para isso, misture o açúcar e a água e dissola qualquer grumo. Lembre-se, assim que acender a chama, você não poderá mais mexer o xarope.

6 - O outro segredinho vem agora: deixe o xarope ferver por 15 minutos. Isso fará com que a água evapore, saturando o xarope. Seu licor terá um sabor ainda mais intenso e uma consistência mais espessa. Deixe que esfrie por completo.

7 - Misture a vodka aromatizada com o xarope frio e você terá uma solução esbranquiçada, o Limoncello. Passe esta solução para sua garrafa esterilizada e vede-a muito bem. Aconselho umas da australiana H20, com um design vintage e à venda agora na Spicy

8 - O próximo passo é deixar o licor amadurecer por 2 semanas em temperatura ambiente

9 - Após as 2 semanas, coloque seu licor no freezer e lá o esqueça para sempre. Você só o tira do freezer para servir, está bem? Senão, pode usar como base de coquetéis


Há também o crema limoncello, cuja receita é outra. Prometo postar logo. Alguns sites indicam variedades para este licor como o uso de raspas de laranja ou fava de baunilha. Experimente colocar gengibre, capim limão, aniz...carmomo?

http://palatavel.blogspot.com/2009/09/limoncello.html











Nenhum comentário:

Postar um comentário