domingo, 27 de fevereiro de 2011

Medalhão de carne moída

Medalhão de carne moída


O forno, além de parceiro de trabalho, tem sido um grande aliado para preparar as refeições aqui em casa. Ganho tempo para fazer outras coisas e a comida sai bem mais leve e saudável!

Esta sugestão vem lá da cozinha da querida Eliana. O medalhão ficou uma delícia, macio e úmido por dentro e o bacon deu aquele toque ao sabor da carne.

Com a receita inteira consegui fazer 6 medalhões de 8cm de diâmetro com 2 cm de altura. Eu usei um aro cortador para moldar, mas dá para fazer na mão mesmo ou senão acho que um copo plástico descartável ou de papel cortado também pode funcionar.

Sobrou um pouco da carne e fiz ainda 3 kaftas (só modelar a carne como se fosse um quibe e espetar um palito de churrasco médio, aperte bem a carne no palito para fixar). As fatias de bacon que comprei eram mais largas que a altura dos medalhões, então cortei para ficarem no mesmo nível e com os retalhos, enrolei nas kaftas.

500g de carne moída
1 ovo
1 dente de alho amassado
1 cebola média bem picadinha ou processada
cheiro verde picado a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
orégano a gosto
4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos (usei farinha de rosca)
fatias de bacon

Pré-aqueça o forno a 200oC.

Forre uma assadeira com papel manteiga ou alumínio e unte com azeite.
Numa vasilha, coloque a carne, o ovo, alho e cebola, temperos e farinha de rosca. Amasse tudo muito bem, modele-os sobre a assadeira e enrole uma tira de bacon em volta da carne (eu precisei usar 1 fatia e meia de bacon para cada medalhão).

Prenda o bacon com palitos de dente. Regue com um fio de azeite e leve para assar por 35 a 40 minutos. Se quiser dourar dos dois lados, vire na metade do tempo.
Sirva com purê de batata e uma saladinha verde! ;-)

http://pecadodagula.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário