segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cardápio que ajuda a combater o cancer.

Nutricionista cria cardápio que ajuda a combater o cancer.

Uma alimentação balanceada, com alimentos ricos em nutrientes como licopeno, resveratrol e ômega 3, é uma grande aliada na prevenção do câncer. 

Ciente disso, o setor de nutrição e dietética do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, elaborou uma lista com esses alimentos.

 "O pepino, soja, tomate, peixe e brócolis, por exemplo, possuem nutrientes que apresentam um fator de proteção ao câncer. 

Estudos comprovam que eles podem combater o envelhecimento celular, aliviar inflamações e reduzir a proliferação de células tumorais", conta Ana Carolina Vieira Sandrini, nutricionista do ICESP.


A isoflavona, presente nas leguminosas, previne o câncer de mama, de próstata e do colo do útero.

 Alho e cebola também ajudam no combate à doença, pois apresentam alicina, nutriente responsável por diminuir os radicais livres e inibir o metabolismo da célula cancerígena. 

O resveratrol, encontrado na uva, age como antioxidante e anti-inflamatório; já o limoneno, presente no limão, diminui a toxicidade das substancias do câncer. 

Brócolis, couve manteiga e couve-flor também integram a lista, graças às fibras solúveis, que diminuem a possibilidade de mutações genéticas.

Ana Carolina elaborou um cardápio completo  utilizando ingredientes que ajudam a prevenir e combater o câncer:

- Entrada: uma porção de salada crua (almeirão com pepino, alface com tomate, cenoura, rúcula, agrião ou acelga);

- Prato principal: uma porção de carboidrato (arroz, mandioca e batata cozida ou macarrão), leguminosas (feijão, soja ou ervilha), proteína (peixes como salmão, bacalhau, filé de sardinha, cavalinha ou atum), verdura refogada (brócolis, couve-flor ou couve de bruxelas).

- Sobremesa: frutas (manga, melancia, caqui, goiaba, uva e limão).

O importante é variar os alimentos para não receber sempre os mesmos nutrientes. Por isso, abuse da criatividade no cardápio. 

Espaguete com tomate, azeitona e soja; berinjelas e abobrinhas ao forno, recheadas com carne moída; ou frango cozido com quiabo são ótimas opções. 

Para temperar a salada, a pedida é azeite de oliva extra virgem, que contém efeito antioxidante, e linhaça torrada e moída.

Ana conta ainda que açúcares e alimentos de origem animal, como carne vermelha e derivados do leite, devem ser evitados ou consumidos com moderação, pois podem levar à intoxicação das células e, assim, favorecer o desenvolvimento de tumores. 

"Você não precisa deixar de comer carne vermelha ou laticínios, mas é preciso moderação.

 A quantidade máxima recomenda para o consumo de carne vermelha é de 500g por semana, de preferência cozida ou grelhada", completa ela.



http://nutrisempresaudavel.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário