domingo, 27 de fevereiro de 2011

O melhor brócolis da sua vida!

O melhor brócolis da sua vida!


Quando voltei para o Brasil, fiquei surpresa ao encontrar os brócolis japoneses aqui. São bem mais macios, saborosos e infinitamente mais fáceis de limpar! Volta e meia eles acabam na frigideira num refogadinho básico a base de alho e óleo ou numa salada cozida. Em busca de outras alternativas, deparei-me comesta receita que, pelo título, intrigou-me bastante. Para mim, é preciso muita coragem e ter passado por uns bons bocados de acontecimentos para poder anunciar que alguma coisa é a melhor coisa da vida, uma expressão forte, assim como dizer "para sempre" ou "nunca mais".

Lendo a postagem, a primeira vista, não vi nada de extraordinário. Tem uma forma de preparo diferente (tirando a parte em que ele diz que não lavou os brocolis!!!) e com um ou outro toque a mais. OK, não custa experimentar, pois pelos ingredientes, ruim não iria ficar, pensei.

Ao final, tive que admitir, ô brócolis bão! rss Não vou dizer que é o melhor da minha vida, porque o mundo da culinária é tão infinito que, certamente, amanhã posso ter a oportunidade de experimentar algo melhor mas, a receita tem com certeza o seu mérito e é realmente delicioso. Como disse o gourmet amador, o grande tchan deste acompanhamento são as raspinhas e suco de limão, não deixe de colocar!

Eu o classifiquei como acompanhamento mas, por mim, comeria só ele tranquilamente de tão bom que é! Nunca um buquê de brócolis sumiu da mesa tão rapidamente! Mesmo frio é gostoso e penso que seria ótimo servi-lo num churrasco.

A receita original veio deste livro mas eu coloquei os ingredientes no olhômetro.

Abaixo transcrevo a receita original e entre parênteses o jeito que eu preparei:

Pré-aqueça ao forno a 220oC.

Forre uma assadeira com papel manteiga ou folha de alumínio.

Corte 1.5kg de brócolis em buquês menores, mas não muito miudinhos. lave e deixe secar bem (eu usei só um buquê médio do brócolis japonês).

Espalhe os brócolis na assadeira, regue com 5 colheres (sopa) de azeite , 1 1/2 colher (chá) de sal e 1/2 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora. Espalhe 4 dentes de alho fatiados por cima de tudo (eu coloquei 2 dentes para a quantidade de brócolis que usei e os demais ingredientes, tudo no olho. Dei ainda uma mexida, com as mãos, para envolver bem nos temperos). Procure deixar todos os buquezinhos em contato com a assadeira, não deixe "encavalados".

Leve para assar por 20 a 25 minutos até que os brócolis fiquem macios e levemente corados (para mim, 15 minutos foram o suficiente, mas fique de olho porque os danadinhos queimam fácil depois que começam a "fritar" no forno).

Tire do forno e rale na hora a casca de 1 limão e regue com o seu suco (eu usei 1/4 de casca e suco de 1/2 limão). Regue com mais 1 1/2 colher (sopa) de azeite, 3 colheres (sopa) de pinolis torrados (não usei), 1/3 xícara de queijo parmesão ralado na hora (foi no olho) e 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão picadas (não usei). Eu coloquei ainda um fio de shoyu porque acho que combina muito bem com limão.

Agora é só sentar e se deliciar!!! ;-)

http://pecadodagula.blogspot.com/

Um comentário: