quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Petit Gateau com calda de maracujá e laranja

Petit Gateau com calda de maracujá e laranja

Oi pessoal.

Segue mais uma sobremesa que eu mandei um dia desses no menu executivo do Braverie. A receita foi adaptada do livro Carlota. Só troquei o doce de leite da receita original pelo chocolate meio-amargo. Eu sei que todo mundo tem uma receita de petit gateau na manga, mas enfim... segue aí a sugestão já que os clássicos nunca saem de moda.

Petit Gateau de chocolate
nível: facílimo
rendimento: juro que não lembro. Até porque eu tripliquei a receita, mas chutaria de 6 a 8 formas.
Tempo de preparo: 20 minutos e tudo pronto.

Ingredientes:
200g de chocolate meio-amargo
100g de manteiga sem sal
2 ovos
2 gemas
½ xic. de farinha de trigo
½ xic. de açúcar
farinha e manteiga para untar*

calda de maracujá e laranja:
suco de 2 maracujá
suco de 2 laranjas
½ xic. açúcar

para finalizar:
cookies
sorvete de creme

Preparo:
Derreta o chocolate e a manteiga no microondas e mexa bem. Coloque os ovos num bowl e bata ligeiramente com um fouet e agregue a mistura do chocolate. Incorpore o açúcar e a farinha de trigo até obter uma massa homogênea. 

Unte e enfarinhe as forminhas e distribua a massa. Leve ao forno por 10 minutos numa temperatura de 200 graus. Não tenha medo e retire o seu petit gateau no tempo certinho, senão ele cozinha demais e assa o centro que na verdade precisa ficar cru e cremoso. 

Para a calda é só colocar todos os ingredientes numa panela e deixar reduzir um pouco até encorpar e engrossar. Sirva o bolinho quente, com a calda por cima, farofa de cookies com sorvete de creme.




*ah.. eu vi uma dica que eu achei ótima mas foi depois que eu fiz esses então não tive oportunidade de usar... é o seguinte, para evitar a camadinha branca que fica por fora do bolinho por causa da farinha, quando for untar a forma, troque a farinha de trigo por chocolate em pó. :-)"


http://trivialounemtanto.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário