sábado, 19 de fevereiro de 2011

pimenta dedo-de-moça














 pimenta dedo-de-moça

EDIÇÃO DE 11/02/2011 DO JORNAL NOTÍCIAS DO DIA, 
por LUCIANE DAUX







Foto Divulgação
Há quem diga que a pimenta é o tempero do amor, por acreditar que seja afrodisíaca. E há os que juram que ela afasta o mau-olhado. Eu acredito nas duas coisas e também que, bem colocada, pode ser um elemento bastante prazeiroso numa receita. Gosto especialmente daquela dedo-de-moça, que usaremos nas receitas de hoje. Sabendo que as partes mais picantes são as sementes e as membranas esbranquiçadas, retiro-as e uso somente a polpa.

Enxaqueca? Pimenta nela
Assim que você ingere um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina ativam receptores sensíveis na língua e na boca. Seu cérebro, enganado pela informação (de fogo), inicia a fabricação de endorfinas, que permanecem um bom tempo no seu organismo, provocando uma sensação de bem-estar, uma euforia, um tipo de barato, um estado alterado de consciência muito agradável. Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida, menos dor e menos enxaqueca.” Dr. Alexandre Feldman, no livro Enxaqueca – só tem quem quer.

                                                                                                                                                       My Toy/Divulgação
Para anotações quentes
Olha só! Que bonitinha essa caneta para a sua cozinha: por R$ 15,21
na WWW.mytoy.com.br

Com moderação
As pimentas influenciam no perfume e persistência gustativa de um prato. Elas provocam uma sensação aromática/picante que, moderadamente, valoriza o gosto de um prato. Em excesso, no entanto, essa nota picante pode prevalecer no paladar e anular outras sensações gustativas do próprio prato ou de um vinho.” João Lombardo, jornalista, sommelier e apresentador do programa Pão e Vinho, da Record News/SC

Mais pimenta na coluna online do Jornal Notícias do Dia
Saiba como a pimenta combate a enxaqueca, e ainda: receita de Vatapá de Jorge Amado, e molho picante emWWW.ndonline.com.br/florianopolis/colunas

Colunistas mostram lado gourmet no Floripalegria
Ricardinho Machado, Luiza Gutierrez, Paulo Alceu, Léo Coelho, Claudia Gomes e eu, colunistas do ND, apresentaremos e serviremos receitas exclusivas, a base de arroz, no Floripalegria, que acontecerá dia 26/2 no P12, em Jurerê Internacional. A festa, que inicia as comemorações dos cinco anos do ND, terá atrações como o DJ Henrique Fernandes e show de Lulu Santos. Informações sobre compra de ingressos pelo fone 3284-8156.

Barão/Divulgação
Caipirinha de tangerina com pimenta
Um charme! Corte uma tangerina em fatias. Abra uma pimenta dedo-de-moça ao meio, retire as sementes e corte em fatias finas. Em um copo longo, junte duas colheres (sopa) açúcar com a tangerina e macere com um amassador. Adicione o gelo, a pimenta e 60ml de cachaça ou vodka. Com uma colher bailarina, misture bem de baixo para cima. Fonte:http://www.baraodrinks.blogspot.com/



Foto Divulgação
Carne desfiada à mexicana
6 colheres (sopa) de óleo de soja
1 peça de lagarto de 1,5kg cortado em 6
4 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 folhas de louro
Sal e pimenta do reino a gosto
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes
Sal a gosto
2 pacotes de Doritos tradicionais

1. Em uma panela de pressão, murche a cebola e os dentes de alho. Acrescente a carne, folhas de louro e uma pimenta dedo-de-moça picada.
2. Cubra com água, tampe e leve para ferver por 50 minutos, após começar a ferver.
3. Desligue, deixe esfriar bem a panela antes de abrir.
4. Desfie a carne com a ajuda de dois garfos.
5. Sirva a carne com uma pimenta picada por cima e os doritos.

Paulo Motta/Divulgação
Camarões El Diablo MUITO PICANTE
Chef Jefferson Fonseca (Espaço Gourmet Gastronomia)
1,5 kg de camarões médios sem casca
50g de pimenta vermelha dedo-de-moça
Molho de pimenta vermelha Tabasco a gosto
200 ml de extrato de tomate
páprica picante
1/2 cebola picada
2 dentes de alho
conhaque para flambar
sal a gosto
salsinha picada
azeite de oliva

1. Corte as pimentas dedo de moça ao meio e retire as sementes, pique em quadradinhos.
2. Em uma frigideira aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, adicione as pimentas dedo de moça e em seguida grelhe os camarões, rapidamente.
3. Flambe com o conhaque e depois tempere com sal a gosto. Acrescente o extrato de tomate e deixe cozinhar por alguns minutos.
4. Acerte a picância com a pimenta tabasco e a páprica. Ao final decore com a salsinha picada.
5. Sirva com arroz ao leite de coco – aqui não tem receita, é só misturar um pouco de leite de coco durante o cozimento do arroz branco e mais um pouco ao final, se preferir mais cremoso.

Molho de pimenta
Para fazer um bom molho de pimenta caseiro, bata todos os ingredientes no liquidificador, e guarde-o na geladeira, em vidros bem fechados. Dica: tire as sementes da pimenta para um molho menos “quente”. Se for muito corajoso (a), deixe as sementes.
50g de pimenta dedo-de-moça
1 cebola branca
5 dentes de alho
1 lata pequena de extrato de tomate
2 cravos da índia
2 xícaras (chá) de vinagre de arroz
1 xícara (chá) de azeite de oliva
Sal a gosto

http://www.lucianedaux.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário