terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O melhor rosbife do mundo


O melhor rosbife do mundo

 

Tá bom, não fui lá muito modesta no título. Mas acreditem, o rosbife caseiro é muito mais saboroso do que a maioria dos comprados em padarias e rotisseries. E uma baba de fazer. Sério! Versátil, transforma-se em prato principal acompanhado de uma farta salada e uma boa mostarda ou ainda como ingrediente de sanduíches e canapés. Pode ser feito com antecedência e conserva-se em geladeira por até 4 dias, embalado em filme plástico para não ressecar.
O corte de carne é o lagarto bovino - ou tatu, como é chamado em algumas regiões. Ele fica bem no bumbum do boi, entre o coxão mole e o coxão duro. Você pode comprar a peça inteira ou parte dela. Peça para o açougueiro retirar a gordura e a pele que envolve a carne - ou faça isso em casa, com uma faca afiada e muito cuidado.

Ingredientes
1 pedaço de lagarto limpo
Sal fino
Alecrim
Tomilho
Louro
Pimenta do reino
Azeite
Barbante de algodão de uso culinário

Como fazer
1) Tempere a carne com todos os ingredientes acima. Use quantidades generosas e faça uma espécie de pasta, usando o azeite para amalgamar. Na verdade, os temperos principais são o sal e a pimenta do reino e você pode variar usando páprica, sálvia e outros condimentos de sua preferência. Não fure a carne ao temperar. Isso fará com que todo o líquido saia e ela ficará dura e seca!
2) Amarre a carne com o barbante para que ela mantenha a forma durante o preparo.
3) Embrulhe em filme plástico e coloque na geladeira por duas horas, no mínimo.

4) Passado esse tempo, leve ao fogo, com chama alta, uma panela de bordas altas - de preferência com revestimento anti aderente. Coloque cerca de duas colheres de azeite e deixe esquentar bem.
5) Deite a carne no azeite e deixe dourar de todos os lados até formar uma crosta.

6) O rosbife ideal tem uma casquinha bem queimada por fora mas seu centro é rosado, bem malpassado. Para testar, aperte a superfície da carne com o dedo. Se estiver muito mole, é porque a carne ainda está crua demais. O ponto perfeito exige paciência.
7) Retire da panela e espere esfriar antes de fatiar.



Obs.: Se o seu exaustor não é lá essas coisas, recomendo que você abra as janelas e portas da cozinha e feche as portas dos quartos. Sim, esse preparo produz uma fumaça danada e se você não tomar essas providências antes é capaz de passar dias com o aroma do rosbife nos travesseiros, acolchoados, lençóis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário