quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ravioli de Mandioquinha & Alho-Poró

Ravioli de Mandioquinha & Alho-Poró





Ravioli de Mandioquinha & Alho-Poró
Por eras estava matutando para fazer ravioli! A última vez foi durante o curso ainda, ou seja, milênios atrás. Tudo bem que dentre as formas de pasta não é a mais ligeira como talharim, por exemplo. Mas o visual é tão divertido, não tem como não gostar!
O recheio deveria ser de vegetais ou no máximo de frango. Acabei escolhendo pela mandioquinha e o alho-poró entrou na brincadeira porque em praticamente todo lugar que se olha tem um monte deles! Sério. 
Ao menos nos mercados da cidade. Grandes, bonitos e bem baratos! Deve ser época, só pode. heheheh
Para fazer a massa caseira é a velha receita como guia: 1 ovo/100g de farinha de trigo por pessoa. No total fiz 400g de massa. 
Entretanto, dessa vez usei 50% de semolina e duas gemas para substituir um ovo. Não ficou tão amarela quanto o desejado, pois os ovos não eram caipiras… uma pena.
Recomendo forte que tenha cortadores de ravioli ou a carretilha. Facilitaria e muito o trabalho. Eu não os tenho… dá para fazer sem, porém é mais trabalhoso. 
Cortar cada um com cortador de biscoito ou na faca, e depois fechar cada ravioli com o garfo torna a receita mais longa.
O resultado final não ficou aquela coisa bonita, mas o recheio vale muito a pena! :D Também tendo a mandioquinha como principal não tem muito erro. Sabor suave, porém marcante.
 Daria para combinar com bacon tanto no recheio ou como molho/acompanhamento, creio que ficaria bacana com um Béchamel basicão também. Foram servidos só puxados com um pouco de manteiga e nada mais.

Pasta básica Melhorada

Ingredientes: 200g de semolina, 200g de farinha de trigo, 3 ovos inteiros
2 gemas, pitada de sal.
Modo: numa tigela misture a semolina com sal, os ovos e as gemas. Aos poucos adicione a farinha de trigo, a quantidade pode variar de acordo com o tamanho dos ovos. 
Deve possuir como resultado uma massa uniforme e maleável, sove o suficiente para deixá-la assim.
Se quiser pode deixar descansar por 10 minutos, particularmente não percebi diferença entre a massa descansada e a usada na hora.
Divida a massa em quatro, trabalhe com cada um dos pedaços. Os demais devem ficar guardados dentro de um saco plástico ou cobertos com pano úmido para não ressecar.
Abra a massa como uma folha, o indicado é usar máquina de macarrão/cilindro para isso.
 Como a folha ficará grande, corte ao meio. Uma parte será a base e a outra o topo do ravioli.
Distribua o recheio sobre a base, mantendo uma distância de 2,5cm (média). Passe água nas beiradas e cubra com a outra metade de massa aberta.
 Pressione bem em volta do recheio para retirar o ar, então, com a carretilha ou cortador de ravioli corte a massa. 
Caso não os tenha, como eu, use um cortador de biscoito normal (redondo de preferência) ou faca, então, com um garfo pressione as laterais para lacrar o ravioli.
Cozinhe os ravioli em água fervente por 3 minutos em média (experimente) e sirva. :)
Queria fazer como mostra neste vídeo, mas não evolui a esse ponto ainda… hahahaha

Recheio de Mandioquinha e Alho-Poró

Ingredientes: 400g de mandioquinha salsa cozida e picada, 1 alho-poró (só a parte mais clara) picado, 2 colheres (sopa) de manteiga, Azeite, Sal, Pimenta do reino.
Modo: refogue o alho-poró com azeite por uns 3 minutos (ou até murchar um pouco), junte a mandioquinha e misture bem. 
Ela não precisa ficar totalmente uniforme, devido a cozimento alguns pedaços vão desmanchar e outros permanecerão. Uma mistura de creme com pedaços, é assim mesmo. 
Acerte o sal e pimenta. Desligue o fogo e junte a manteiga (em pedaços pequenos), misture bem. O calor contido na panela e no recheio são suficientes para derreter a manteiga.
Espere esfriar um pouco e está pronto o recheio.
Ravioli de Mandioquinnha & Alho-Poró

http://pratofundo.com/1079/ravioli-de-mandioquinnha-alho-poro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário