domingo, 27 de fevereiro de 2011

Rocambole de carne, berinjela e feta.

Rocambole de carne, berinjela e feta.




A massa havia sobrado de uma pastelada, entao, é a básica pra pastel, que eu sempre faco (essa receita rende muuuuito, portanto, se for só fazer os rocamboles, e a família nao é grande, melhor fazer 1/2 , só):

1 kg de farinha
1/2 xícara de óleo
1 colher (sopa) sal
1 ovo
1/2 dose pinga
1 colher (sopa) vinagre
250 ml de água
Eu fiz os rocamboles no mesmo dia, mas assei e congelei. 

Depois levei ao forno, no mistério e expectativa, pra ver se ainda ficariam crocantes, e pasmem: nao sofreram muitas alteracoes nao, rsrsrs. 

É uma coisa legal pra fazer quando se tem tempo e comer depois, quando se tem só fome, rs.

Meu recheio foi inspirado "à grega", porque eu tinha berinjela, carne moída e um queijo feta. 

Lembrando que se o queijo é de boa qualidade o resultado é excelente. Acho que uma coisa assim, feita com massa tipo "filo" e carne de cordeiro, deve ficar fielmente melhor, porque desliza o prato ainda mais pros lados do "berco da civilizacao"...

Eu usei (pra menos de 1/2 receita de massa):
300 gr de carne de porco moída, temperada com:

canela em pó + orégano + salsinha picadíssima + 1/2 cebola picadinha miúdo+ pouco sal + pimenta do reino
1 berinjela média, cortada em palitos grandes
200 gr de queijo feta
azeite de oliva virgem

Deixei a berinjela de molho em água e sal (por 30 min). Levei a carne ao fogo, pra fritar com pouquinho de azeite.

 Refoguei bem, e esperei esfriar. Enquanto isso, escorri e apertei bem os palitos de berinjela, temperei com orégano, pimenta moída e os levei ao forno quente, pré-aquecido, regados com azeite. 

Numa vasilha, desmanchei o queijo com as maos e misturei à carne .

 Entao, as berinjelas já estavam prontas (coisa de 10 minutinhos ou pouquinho mais).

Abri a massa e estiquei retangulos de + - 50 cm de comprimento x 20 cm (a largura é pequena, pq meu cilindro é estreitinho!). 

Esparramei sobre ela a carne + queijo, entao ajeitei os palitos de berinjela, de forma que ficassem espalhados sobre toda a massa. 

Enrolei deixando um bom espaco pra "selar" no fim, fechei e levei ao forno médio (sobre papel manteiga, numa forma), por alguns minutos (15 + -) até que ficassem dourados por cima.

 Os meus quaaaaase passaram da hora, ficaram moreninhos demais. Mas saborosos que só! Regue com muito azeite de oliva virgem, na hora de servir, e mais pimenta... Se joga sem medo!

http://evamosbotaraguanofeijao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário