quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SOPA RAPIDINHA DE BIFUN COM CENOURA E CEBOLINHA

SOPA  RAPIDINHA  DE BIFUN COM CENOURA E  CEBOLINHA


Acho que a comida de que minha filha Elisa mais gosta é a japonesa. Ela sempre diz que poderia comer todo dia sem cansar. O bom é que de vez em quando ela põe a mão na massa e assume o fogão. E nós adoramos pois ela é uma cozinheira de mão cheia. Seus brownies não podem faltar nas festas de família e amigos, seus fish cakes são deliciosos... bolo ela faz no olho e nunca erra!

Então, quando sentamos à mesa, é sempre com expectativa do que sai das mãos mágicas de Elisa. Desta vez, saiu uma sopa de bifun (a massa de arroz, fininha) com misso, (a pasta de soja) cenoura e cebolinha!

Sopa Rapidinha de Bifun com Cenoura e Cebolinha

Ingredientes (para 4 pessoas):
  • 1 litro de água
  • 1 cenoura ralada em titinhas
  • 2 talos de cebolinha picados (inclusive a parte verde)
  • 1 envelope de Hondashi
  • 1 colher (de sopa) de pasta de missô
  • bifun (100 g)
Modo de Fazer:
Coloque a água em uma panela funda, junto com o hondashi e o missô;
Mexa bem e vá desfazendo o missô com a colher, enquanto a água esquenta até o ponto de ebulição;
Quando ferver, acrescente a cenoura ralada e o bifun, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 10 minutos;
Sirva com a cebolinha à parte, para salpicar sobre cada tijela.

Dica: se tiver tofu, pode cortar em quadradinhos e acrescentar à sopa junto com a cenoura e o bifun.
------------------------------------------------------------------

Dia 065: Sopa de Tomates e Arroz, com Parmigiano Reggiano

Tomates são nossa paixão. Queijos também. E a Itália... a Itália é nosso sonho. Eu sou neta postiça de calabrês (meu Nono, padrasto de mamãe, veio de Catanzaro, eram os Concolino) e Jorge é bisneto de um italiano do norte (a família Aldrovandi de Pegognaga, província de Mantova). Portanto, sabores, cores e sons desta linda terra nos emocionam.

Esta sopa de tomates (il pomodoro) quem escolheu e fez foi Jorge., acho que inspirado numa receita do Zé Hugo Celidônio. Eu servi de coadjuvante. Ela foi saboreada ao som de Bobbi Solo, em "Se piangi, se ridi", cuja letra até hoje sei de cor.


Sopa de Tomates e Arroz com Parmegiano Reggiano

Ingredientes (para 4 pessoas):
  • 4 colheres (de sopa) de queijo Parmeggiano Regiano ralado no ralo grosso
  • 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo
  • 3 colheres (de sopa) de manteiga
  • ½ xícara de arroz
  • ½ quilo de tomates
  • 1 cebola média
  • 1 colher (de chá) de sal
  • pimenta do reino moída na hora
  • 1 litro e meio de água
Modo de fazer:
  • Numa panela funda, derreta a manteiga, junte a cebola cortada em rodelas.
  • Quando a cebola alourar, acrescente os tomates picados e refogue por 5 minutos, mexendo sempre.
  • Espalhe por cima a farinha de trigo, junte 1 litro e meio de água fria, tempere com sal e pimenta.
  • Quando levantar fervura, adicione o arroz, já previament lavado, e deixe cozinhar por 30 minutos, com a panela semi-destampada.
  • Observe a água e se ficar muito espessa, acrescente água fervente aos poucos, até o pontod e sua preferência.
  • Na mesa, sirve com o parmeson ralado à parte, para cada um acrescentar o que quiser.
Dica: Um pão rústico via muito bem, com esta sopa.

Sopa Fim de Feira: alho-porró, com chuchu e ovo pochê

 

 Ficamos com saudades de nossas sopas: entre tradução (minha), seminários e clientes (Jorge) e dissertação de mestrado (minha), acabamos dedicando pouco tempo à magia da experimentação na cozinha... Minhas varinhas de condão... ops... colheres de pau... e meu caldeirão... minha bela e rústica panela de barro... ficam só lá esperando por mim, e eu olhando para elas, dizendo amanhã, amanhã...


Bem, de vez em quando nestes últimos três meses não resistimos... afinal, a sopa que entra no corpo é sempre muito mais que um sabor... é um carinho.

Abrindo a geladeira, tínhamos um belo alho-porró, um chuchu, alguns ovos e cebolas na gamela antiga. Bem fim de feira mesmo....

O resultado foi uma sopa bem leve e muito saborosa. E ao som de Dizzie Gillepsie, ficou melhor ainda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário