domingo, 27 de fevereiro de 2011

Torta de leite

Torta de leite


O. sempre pede sobremesa quando não há quase nada na despensa e eu tenho que rodar a internet em busca de algo que possa fazer com os ingredientes à minha disposição. Desta vez dava para preparar uma massa para torta, mas como cobertura, eu só tinha leite.

Encontrei a receita desta torta típica (não sei o quão típica) da África do Sul no All recipes. Resolvi testá-la e, assim, comemoro o final da Copa. A massa é bem crocante,  mas bem mais durinha do que as massas "brisées", acho que ficaria boa também como biscoito, ela é coberta por um creme feito com leite, farinha, maisena e ovos. Achei que ele poderia ser um pouco mais leve, mas a combinação final ficou boa e não muito doce.

Forrei uma forma de cerca de 20 cm de diâmetro e mais 6 forminhas de 9cm, raramente uso essas forminhas e a tarefa foi meio cansativa, pois elas têm reentrâncias demais para preencher. Lembrei das tirinhas doRecruta Zero que, como castigo por alguma insubordinação, era obrigado a descascar batatas na cozinha do quartel. Para mim, as batatas seriam moleza comparadas às torturas da culinária contemporânea. Odiaria ter que forrar dezenas de forminhas iguais a essas, ou pior ainda, ter que rechear mini-coxinhas, mini-rissoles, qualquer coisa mini. Tragam-me as batatas, por favor!



Torta de leite

Massa: 
1/2 x de manteiga à temperatura ambiente
1 x de açúcar
1 ovo
2 x de farinha
2 c chá de fermento em pó
1 pitada de sal


Creme:
4 x de leite
1 c chá de essência de baunilha (usei uma fava que fervi com o leite)
1 c sopa de manteiga
2 1/2 c sopa de farinha
2 1/2 c sopa de maisena
1/2 x de açúcar
2 ovos batidos
1/2 c chá de canela em pó

Preaqueça o forno à 175 C.
Misture a manteiga com o açúcar. Adicione o ovo e bata até que a mistura fique homogênea. Em outro recipiente, misture os ingredientes secos e depois junte à mistura de açúcar. Mexa até que tudo fique bem amalgamado. Forre as laterais e o fundo de duas formas de 22cm de diâmetro.

Asse por 10-15 min, até dourar.

Coloque o leite, a essência de baunilha e a manteiga em uma panela e esquente até ferver. Retire do fogo. Reserve.

Em outro recipiente, misture a farinha, a maisena e o açúcar. Adicione os ovos batidos e passados por uma peneira, misture até ficar homogêneo. Adicione esse creme ao leite e leve ao fogo até ferver mexendo constantemente. Cozinhe por 5 min, mexendo sempre. Despeje essa mistura sobre a massa já assada. Polvilhe com a canela e deixe esfriar antes de servir.


http://kafkanapraia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário