sexta-feira, 22 de abril de 2011

Batatas no forno com tomilho

Batatas no forno com tomilho

O sol já ocupa mais tempo nos dias que correm, o que a mim
 me dá muito mais energia e alento, para além de me deixar 
bem mais alegre.

 Não gosto dos dias cinzentos e chuvosos, se fôr uma vez 
por outra não me importo nada. Mas dia sim, dia sim...
é demasiado para mim, que me considero uma criatura do sol. 

Já ando a ansiar pelos dias longos solarengos e por roupas 
mais leves e frescas. 

Mas nada como completar todo o ciclo 
de estações para dar mais valor à estação ou estações que
 apreciamos, para a disfrutarmos ao máximo. 

Enquanto aguardo por esses dias contento-me com umas 
belas batatinhas no forno.


Este acompanhamento é excelente como alternativa às
 batatas fritas, a qualidade das batatas utilizadas é 
trivial para o sucesso deste prato.

Ingredientes:

- 4 batatas grandes
- 10 hastes de tomilho
- 8 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 colher de sopa de sal marinho

Modo de Preparação:

1º Passo: 

Pré-aqueça o forno a 180 ºC.Lave muito bem as batatas 
para retirar toda a terra ou pó que esteja retina na casca. 

Segue-as com um pano. Corte cada batata ao meio 
longitudinalmente, e cada meio e 4 partes. Cada 
batata dará 8 fatias no total.

2º Passo: 

Tempere as batatas com o sal e o azeite. Misture tudo
 muito bem com as mãos, até todas as batatas estarem 
lubrificadas com o azeite. Espalme os alhos com a 
pele e tudo e junte às batatas.

3º Passo: 

Disponha as batatas num pirex e disponha 5 hastes de 
tomilho por cima e volte a misturar com as mãos. 

Leve ao forno a 200ºC durante 20-30 minutos. A meio do 
tempo dê uma volta às batatas. 

Retire as hastes de tomilho e disponha por cima as 
outras 5 hastes de tomilho. Sirva de imediato.


Fonte: 

A inspiração para este receita veio de várias receitas que
 tenho visto na TV e na blogoesfera. 
Não segui nada em concreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário