sábado, 2 de abril de 2011

Bolo da Lena Labaki

Bolo da Lena Labaki




 Ela se chama Paula Labaki, eu sei, mas o bolo é da mãe da Paula, a dona Lena. Explicando: Paula Labaki é uma amiga querida da Cozinha Coletiva [você pode conferir o blog dela clicando aqui e o trabalho lindo dela aqui]. Pois bem, a Paula me enviou uma receita por e-mail, que é herança da mãe dela. E por coincidência, hoje a dona Lena estaria completando 78 anos. 

Nada melhor para homenagear essa senhora especial, cozinheira de mão cheia, do que postar aqui o bolo que é receita dela, né?
Paula, obrigado por confiar uma receita da tua mãe, sabor da tua infância, a mim. Espero ter feito direitinho. Um bjo pra você e pra todo mundo que visita essa Cozinha Coletiva ; )


Bolo de Chocolate e Café da dona Lena

Primeiro faça a calda:
Misture em uma panela:
2 xícaras de água;
1 xícara de açúcar;
6 colheres de sopa de chocolate em pó;
1 colher de sopa baunilha.
Leve ao fogo até que ferva. Fervendo, retire do fogo e deixe esfriar.

Agora o bolo:
2 ovos inteiros;
4 colheres de sopa de manteiga;
4 colheres de sopa de chocolate pó;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1 xícara de leite;
2 xícaras de farinha trigo;
1 e 1/2 xícaras de açúcar;
1 colher de chá de café em pó instantâneo.

Bater a manteiga com o açúcar, até ficar cremoso. Ainda batendo, adicione os ovos inteiros. Em seguida o leite e por último a mistura dos secos [farinha, chocolate, café e fermento]. Bata bem.
Unte uma fôrma de buraco no meio grande com óleo, despeje a massa na fôrma e por cima da massa crua despeje a calda. Leve ao forno por 45 minutos.
Desenforme ainda quente.


Bom, preciso confessar que, ao despejar a calda [fica bem rala] sobre a massa crua, desconfiei que não fosse dar certo. Mas ao retirar o bolo do forno, a calda tinha sumido! 'Dissolveu na massa', pensei. Mas qual não foi a surpresa ao desenformar o bolo e ver que a calda, antes rala, formava uma cobertura cremosa deliciosa sobre o bolo desenformado! [veja que lindo que fica, nas fotos].
Aqui em casa a receita foi aprovada com honras!
Muito obrigado, Paula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário