terça-feira, 12 de abril de 2011

Bolo de chocolate e avelãs

Bolo de chocolate e avelãs


Esta receita é do blog: http://cemporcentoacucar.blog.com/,
 éla faz uma descrição da receita que segue abaixo.

Eis-me num dia de semana, ao fim de mais um dia
 de trabalho, com um projecto arrojado pela frente…

Fazer (ou pelo menos tentar…) um bolo que tinha 
visto num Blog francês (Tribulations Culinaires)
e que tinha um aspecto espectacular.

A ocasião justificava-se, no dia seguinte era o 
aniversário do meu marido (que não come quase doces
 nenhuns, por acaso, mas isso agora não interessa…) 
e eu queria fazer alguma coisa especial.


Foi um verdadeiro desafio. Fez com que eu estivesse
 na cozinha 4 horas e pelas 22h já berrava com toda
 a gente e fui-me deitar a pensar que mais valia 
ter passado pela Pastelaria e pronto…

Bem, só me resta dizer que as coisas correram um
 bocadinho mal no iníco mas valeu a pena o esforço…

É um bolo com um sabor muito pronunciado a chocolate,
 e não achei o sabor das avelãs marcante.

Gostei muito do resultado mas é preciso que gostem
 muiiito de chocolate, nomeadamente de mousse 
de chocolate!

Segue a receita:


Bolo de chocolate e avelãs


Avelãs caramelizadas:

Ingredientes:

- 150 g de avelãs;
- 75 g de manteiga;
- 5 colh. (sopa) de açúcar;
- 2 colh. (sopa) de água.


Misture todos os ingredientes numa frigideira e, a fogo lento, vá mexendo sempre até começar a caramelizar. Quando as avelãs começarem a dourar, retire e continue a mexer até ficar uniforme.

Bolo:


Para a base:

- 200 g de farinha;

- 100 g de manteiga;
- 70 g de avelã caramelizadas reduzidas a pó (das que se caramelizaram);
- 1 ovo;
- 1 pitada de sal.

Para a mousse de chocolate:

- 300 g de chocolate;

- 75 g de manteiga;
- 5 ovos;
- 270 g de natas (usei aqueles boiões de “crème fraiche”);
- 120 g de açúcar;
- 100 g de avelãs caramelizadas.

Para o glaçage:

- 100 g de chocolate;
- 5 cl de natas;
- 20 g de manteiga;
- o resto das avelãs caramelizadas
.

Prepare a base:

Coloque a farinha, as avelãs em pó e o sal numa tigela. Misture. Junte a manteiga amolecida, cortada em pedaços. Misture com a ponta dos dedos e junte o ovo. Faça uma bola e leve ao frigorífico 30 minutos.


Retire, estenda a massa por cima de papel vegetal e leve a forno pré-aquecido. Quando estiver ligeiramente dourada, retire e coloque por cima o aro que vai usar (o meu foi rectangular). Aconselho a visitarem o Blog que citei, tem fotografias que ilustram muito bem estes procedimentos.
Guarde os rebordos (esmigalhados servirão para a decoração). Aconselha-se a colocação de uma banda de papel de alumínio (acho eu) no rebordo do aro, mas eu não pus…

Para a mousse de chocolate:

 
Derreta o chocolate com a manteiga. Separe as gemas das claras e bata aquelas com o acúcar até esbranquiçarem. Bata as natas e as claras em castelo. Deite a manteiga e o chocolate derretido sobre as gemas e o açúcar, mexendo sempre.

Junte então as claras batidas em castelo e a seguir as natas. Separe este preparado em metade. Numa parte deite as avelãs caramelizadas e misture com uma espátula. Deite este preparado sobre a base já arrefecida. Por cima, deite a restante mousse de chocolate. 
Alise e leve ao frigorífico 2 a 3 horas.


Prepare o glaçage:

derreta o chocolatecom a manteiga e as natas. deite por cima do bolo (depois de arrefecido..digo eu). Decore com avelãs e leve de novo ao frigorífico (uma noite inteira de preferência). No meu caso, tirei-o muito antes.

Retire o aro, decore com as migalhas guardadas e com algumas avelãs (no meu caso).

Apreciação:

Se quiserem experimentar, sugiro que visitem o Blog, está tudo muito bem explicadinho.

No meu caso, a primeira dificuldade foi logo tirar a casca às avelãs. Achei que seria como nas amêndoas: água  a ferver para cima. Não resultou. Consulta à Net…vamos pôr no forno. Foi uma trabalheira logo aí.

Depois, enganei-me nas quantidades das avelãs utilizadas. Pus demais mas mesmo assim, achei que não se sentia muito o sabor delas.


São bastantes etapas e tempos de espera mas foi uma aventura, no meu caso. Não costumo fazer estas coisas mais “trabalhosas” mas esta até correu bem, no final. Desenformou bem e ficou com um ar apetitoso. E era muito bom!

No dia seguinte – dia do aniversário – o meu marido ficou de cama com uma valente gripe…Jantar cancelado e visita às cunhadas para fazer uma entrega ao domicílio de fatias de Bolo de Chocolate e Avelãs….





Nenhum comentário:

Postar um comentário