segunda-feira, 25 de abril de 2011

Canjiquinha com suã de porco

Canjiquinha com suã de porco


Image and video hosting by TinyPic



Se tem algo que me faz suspirar é a danada da canjiquinha, é verdadeiramente pra mim um alimento cheio de histórias um tanto quanto poético pra minha pessoa e mesa. 

Vira e mexe tá a danadinha se exibindo em minhas travessas e olha que a tal sempre faz bonito e dessa vez o acompanhamento foi uma suã de porco que meu sogro trouxe lá do interior e foi cozido lentamente sem pressa até secar todo o líquido e dourar na própria gordura que se soltou da carne e depois de bem macia e dourada foi repousada em cima do meu prato de canjiquinha.
  • 250 g de canjiquinha amarela
  • 3 xícaras (chá) de água quente
  • 2 colheres (sopa) de bacon picado
  • 2 cebolas picadas
  • 1/2 xícara (chá) de molho de tomate
  • 3 tomates sem sementes picados
  • 3 dentes de alho picados
  • sal e pimenta a gosto

Coloque a canjiquinha em uma tigela e cubra com água. Deixe de molho por 3 horas - enquanto isso doure o alho- bacon e cebola junte os tomates picados e some a canjiquinha (essa já deve estar com a água do molho escorrida), some o molho de tomate e a água quente. 

Cozinhe por 30 mts mexendo sempre ou até que esteja macia, tempere com o sal e pimenta e sirva.

Para acompanhar eu temperei um quilo de suã de porco com sal, alho, pimenta e alecrim e aqueci uma frigideira pesada somei a carne e fui pingando água quente até que a mesma estivesse macia nesse ponto eu deixei ela apurar e dourar na própria gordura que a carne solta. Servi por cima da canjiquinha.

http://saboresdalica.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário