sexta-feira, 15 de abril de 2011

Doce de Caju em Calda. Tão bom e tão fácil.

Doce de Caju em Calda. Tão bom e tão fácil.




Chegou a época de caju aqui no nordeste. Em toda feira você encontra
 com facilidade e esta semana o maridão chegou com uns que me deu 
uma doce saudade da minha infância. 

Minha mãe sempre fez este 
doce na nossa casa. Ele é simplesmente divino.

Doce de Caju em Calda


Ingredientes

20 cajus médios
500 gramas de açúcar
5 cravos-da-índia
2 paus de canela
1 litro de água


Modo de Preparo

Separe 20 cajus e descasque-os. Dê uma apertada em cada um para
 tirar um pouco do suco e reserve. Em uma panela coloque o açúcar
 e leve ao fogo para caramelizar. 

Quando o caramelo estiver com cor de guaraná (mesmo que o açúcar 
não esteja totalmente dissolvido) acrescente a água e volte ao fogo até
 derreter todo o caramelo.

 Quando o caramelo estiver derretido acrescente os cajus, a canela e
 o cravo. Deixe ferver. 

Quando o doce ferver baixe o fogo e deixe a calda engrossar, isto leva
 de uns 50 min há 1 hora. Mexa de vez em quando. Quando a calda 
engrossar o doce estará pronto. Coloque em um recipiente de vidro.

Dicas:
  • Cuidado na hora de juntar a água com o caramelo, faça isto
  •  devagar, pois a temperatura está muito alta e a água pode espirrar.
  • Tem gente que faz este doce sem descascar o caju, eu acho que descascando fica muito mais delicado e saboroso.
OBS. A casa fica com um perfume delicioso enquanto você estiver fazendo o doce.


Nenhum comentário:

Postar um comentário