sábado, 16 de abril de 2011

Lombo Recheado (duas opções de recheio

Lombo Recheado (duas opções de recheio


No começo deste mês este blog atingiu mais de um mil visitas e devo tudo isso às vocês que acessam o blog, seja por mero acaso, ou as pessoas que me conhecem e que eu agradeço por todo o carinho que vocês me dão, ou mesmo as pessoas que gostam mesmo de se torturarem olhando fotos de comida, hehehe.. eu fico completamente envaidecido com tudo isso, com estas mil vezes que algumas pessoas entraram em minha cozinha procurando algo especial para comer.

Sei que nesta versão do blog eu tenho postado menos que no anterior, mas com a vida estudantil e perpesctiva sobre o futuro profissional retiraram de mim, além do sossego, o tempo que tinha para me dedicar ao blog. Mas aos poucos as coisas vão se resolvendo em ambos os lados e vou retornando ao que mais gosto de fazer, afinal, cozinheiro nerd tem que unir suas duas paixões! ;)

Massssssssssssssssss, vamos lá para a receita: Neste mês que se comemora o dia intenacional das mulheres - que aliás, parabéns à vocês todas, afinal, o que seria de mim sem tantas emoções - ê, Roberto Carlos samba no pé "mecânico" hahahaha.. brincadeira - então, resolvi agradar a mulher mais importante da minha vida, claro, como bom canceriano e caçula, minha querida Mãe... com um jantar especial em casa. 

Ela que vive agora em um sítio cuidando dos bichos, foi convidada para um bom jantar onde a receita apresentada agora foi o carro chefe da noite. Eu confesso que por muito tempo olhei com preconceito para a carne suína, devido à fatores pessoais só fui entrar em contato com esta deliciosa carne um pouco mais tarde, mas hoje sou entusiasta e de tempos em tempos está

presente em minhas refeições. A noite seguiu muito bem, servi o lombo recheado e assado com um leve purê de mandioca - minha primeira opção era o purê de feijão branco, mas como a homenageada preferiu o de mandioca eu não pude dizer não. - um arroz branco fez sua parte acompanhando o restante da turma, além de uma saladinha (afinal, somos saudáveis! hehehehhe).

Coloquei duas opções de recheio neste post, pois considero que rúcula e tomate seco não agrada algumas pessoas, então escolha a que mais satisfaça tu e tua família e se deleite com o perfume e o sabor desta receita.
Bom, vamos parar de têtêtê e vamos para a cozinha?

Bom apetite para você, não esqueçam de ler e reler a receita toda e se certificar de ter todos os ingredientes em mãos antes de começar o preparo, ok?
Bruno Girelli ~ Cozinha do Girelli - O seu lugar na cozinha!

Ingredientes:

Para a "cachaça d'alho"(marinada):
1 peça de lombo suíno (cerca de 800g com uma capinha de gordura)
2/4 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de cachaça
Suco de 2 limões
1 cebola grande cortada
4 dentes de alho picados
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes
Pimenta-do-reino e sal a gosto
sálvia, tomilho e alecrim

Para o recheio (opção 1 - vide foto):

1/2 maço de rúcula higienizada
200g de tomate seco cortado em tiras
Sal a gosto

Para o recheio (opção 2):

100g de frango desfiado
3 gomos de lingüiça crua (tipo calabresa)
200 g de bacon fatiado
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
2 folhas de couve fatiadas bem fininha
Sal a gosto
2 folhas grandes de couve manteiga sem o talo

Para assar o lombo:

um mix de ervas frescas e desidratadas
o quanto baste de água
Modo de Preparo

Para a marinada: Com auxílio de uma faca, abra em manta 1 peça de lombo de porco. Num liquidificador, coloque o azeite, a cachaça, suco dos limões, a cebola, o alho e pimenta vermelha sem sementes, pimenta-do-reino, sal a gosto e as ervas a gosto (sálvia, tomilho e alecrim). Bata bem. Coloque o lombo em uma bowl

e cubra-o completamente com esta mistura, deixe na geladeira no mínimo 2 h (melhor se ficar de um dia para o outro) coberto por um filme plástico.

Para o recheio (opção 1 - vide foto)

Cubra o lado de dentro da manta de lombo suíno com as folhas de rúcula e por cima os tomates seco. Acerte o sal. Enrole o lombo como rocambole. Apare os talos de rúcula que sobraram dos lados com uma faca ou tesoura de cozinha. Envolva em papel manteiga e amarre com barbante próprio para culinária.

Reserve.

Obs.: umedeça o papel-manteiga, borrifando água, antes de ir para o forno.
Caso preferir usar o papel laminado, envolva-o sobre o lombo com a parte brilhante para dentro.

Para o recheio (opção 2): Em um processador coloque o frango, a lingüiça crua (tipo calabresa), o bacon fatiado e bata até obter uma pasta.(poderá usar um liquidificador, mas neste bater aos poucos para tornar homogêneo). Retire do processador e misture o cheiro-verde picado, as folhas de couve fatiadas bem fininha e sal a gosto.

 Cubra o lado de dentro da manta de lombo suíno com as folhas de couve manteiga sem o talo e espalhe o recheio. Enrole o lombo como rocambole. Apare a couve que sobrou dos lados com uma faca ou tesoura de cozinha. Envolva em papel manteiga e amarre com barbante próprio para culinária. Reserve.

Obs.: umedeça o papel-manteiga, borrifando água, antes de ir para o forno.
Caso preferir usar o papel laminado, envolva-o sobre o lombo com a parte brilhante para dentro.

Para assar o lombo: Numa assadeira, coloque as ervas em uma quantidade generosa e coloque a água o suficiente para cobrir todo o fundo. Durante o tempo que levar para assar certificar de sempre manter uma quantidade de água na assadeira para que não queime as ervas e também não cesse o vapor.

Coloque uma grade sobre a assadeira e por cima a peça de lombo. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 1h30m. Aumente a temperatura do forno para 220ºC e asse por mais 30 minutos para dourar. Caso usar o papel laminado retirá-lo durante estes 30 minutos finais para dourar o lombo.

Retire o lombo do forno, tire o papel manteiga e o barbante, corte em fatias não muito grossas e sirva-o com molho madeira pronto e aquecido (vendido pela Uncle Beans e é uma ótima saída para o consumo caseiro, já que o molho madeira em especial necessita de um pouco mais de experiência para o preparo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário