sexta-feira, 29 de abril de 2011

Manteiga queimada - realçando um simples purê

Manteiga queimada - realçando um simples purê

Hora do jantar, toca o telefone, você corre para atender e esquece a manteiga no fogo... Não fique triste!

 A manteiga queimada (eu diria dourada) é um truque simples que os chefs amam pois confere um sabor acastanhado aos pratos e é conhecida em inglês como brown/browned butter, burnt/burned butter e no francês como noisette beurré (manteiga de avelã).
A primeira vez que ouvi falar desta manteiga foi com a Valentina em uma salada de aspargos que ela preparou. 

Daí para frente tenho usado para realçar o sabor de purê de batatas, legumes, saladas, peixes, aves e massas...

Como preparar a manteiga queimada -

do jeitinho que aprendi com a Valentina:

- Ponha a manteiga numa panelinha antiaderente e em fogo 
baixo; deixe a manteiga derreter, depois espumar, e parar de espumar. 

A parte sólida, esbranquiçada vai virar um dourado escuro, 
forte, e quando a manteiga começar a fumaçar retire do fogo
 imediatamente.

No final, você ainda pode acrescentar suco de limão, alecrim, 
salsinha etc.
Um simples purê de batatas, que todo mundo sabe fazer pode ter
 seu sabor realçado com esta manteiga. Eu acho que fica 
delicioso e minha família também.

Este purê eu fiz com 1 kg batatas, 1 cenoura ralada cozida, 
sal, leite de soja culinário (Pura soja Mais Vita da Yoki) e a 
manteiga queimada. 

Quando a manteiga dourou, acrescentei todos os ingredientes, 
dei o ponto no purê em fogo médio e salpiquei salsinha. 
Ficou um prato saudável e bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário