sexta-feira, 8 de abril de 2011

Menu Poltergeist

Menu Poltergeist

Decidimos fazer um jantar pré-poker um pouco mais complexo que o habitual. Não foi boa idéia pois o tempo que temos na 4a-feira é curto e consequentemente saiu tudo super corrido e bagunçado. A receita é boa, mas vale a pena prepar com pouco mais de tempo os ingredientes para na hora de cozinhar prestar mais atenção ao modo de preparo e sequencia dos ingredientes. Fora que foi calculado para 8-10 pessoas e no final éramos em 15. Ferrou ! Ficou bom, mas faça direito e verá que ficará espetacular.

Menu Poltergeist, composto de:

- Salada Uliana (não tem o J pois faltou um ingrediente na hora, né Beavis?)
- Arroz Toninho Cerezo (Upgrade do Biro-Biro, pois recebeu um componente inovador)
- Costelinha de Porco ao molho Agridoce

Sofisticado não ? Mas com tempo e preparo, é razoavelmente fácil e vale a pena, fica delicioso. Vamos as receitas individuais:


SALADA JULIANA (porção para 8-10 pessoas)

Salada
- 5 tomates
- 3 cenouras médias raladas a juliana
- 2 latas de palmito
- Parmesão ralado (1 xicara)
- 2 pés de alface
- 1 pacote de batata palha

Molho:
- 2 limões siciliano espremidos
- 3 colheres de cha de molho inglês (ou pouco mais)
- Mostarda (4-6 colheres de sopa)
- Pimenta do Reino e Sal Marinho
- Azeite de Oliva (bastante)

Modo de preparo do molho:

Super dificil, coloque tudo em uma tigela na sequencia acima, a cada etapa misturando bastante. Quando chegar na pimenta + Sal, dobre o volume do molho com o Azeite. É bastante mesmo.

Modo de preparo da salada:

Corte os tomates ao meio e retire as sementes, pique-os em pedaços. Rale as cenouras a juliana, fatie o palmito em rodelas, depois de lavar e esterilizar o alface, pique os com a mão (nunca com a faca).
 Em uma tigela grande (bem grande) coloque todos os ingredientes pesados em baixo, adicione a cenoura, jogue as alfaces por cima, jogue o molho e vá misturando com calma, de baixo pra cima, mas muito bem misturado. Jogue a batata palha antes de servir e misture novamente.




ARROZ BIRO-BIRO (8-10 pessoas)

Arroz:
- 4 xicaras de chá de arroz (lavado!)
- 8 alhos esmagados
- Sal Marinho
- 8 xicaras de chá de agua filtrada

Biro-Biro:
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 cebola picada
- 2 maços de cebolinha
- 2 maços de salsinha
- 40g de bacon picado
- 4 ovos
- 1 saco de batata palha
- 2 cebolas (serão feitas a tirolesa, estilo américa)
- 1 ou 2 cervejas
- farinha de trigo
- pimenta do reino e sal marinho
- oleo de soja

Modo de preparo do Arroz:

Prepare o arroz esquentando uma panela com um fio de oleo, jogue o alho esmagado e quando este dourar um pouquinho, bem pouco, já acrescente o arroz, mexa rapidamente acrescente a agua, junto com sal a gosto e mexa novamente bem pouco, deixe cozinha na panela semi-tampada até voce conseguir ver que a agua foi embora (com um garfo). 
Deve levar uns 15-20 minutos, mas fique atento pois tem que ser bem preciso pois se a agua sumir e voce nao perceber o arroz queima e ai pode jogar fora pois o gosto pega. Quando pronto, reserve-o.

Modo de preparo do Biro-Biro:

Faça em paralelo ao arroz. Frite o bacon e quando estiver bom, seque-o em um prato com papel absorvente. 
Faça as cebolas tirolesas - Fatie as cebolas em rodelas de uns 3 mm de espessura e depois separe-as em aneis. Deixe todas em uma tigela funda e jogue a cerveja em cima até cobrir. 
Em um prato fundo coloque a farinha de trigo e acrescente bastante sal e pimenta do reino, misturando tudo, até a farinha ficar cheia de pontinhos pretos da pimenta.
 Pegue as cebolas, tire o excesso da cerveja e jogue-as na farinha, cobrindo bem cada anel de cebola. 
Tire o excesso da farinha e frite a mesma em uma frigideira com oleo já aquecido, suficientemente para dourar a cebola. Faça de pouco em pouco, não coloque tudo de uma vez.

Seque todas em um prato com papel absorvente e reserve. Após esfriar, pique todas em pequenos pedaços.















Pique os talos de cebolinha em rodelas pequenas, tire os talos da salsinha e pique-as.


Na frigideira, jogue um pouco de azeite, quebre os ovos e frite-os, quebrando-os em pedaços conforme forem fritando. Até dourar bem e os pedaços ficarem pequenos. Reserve-os.

Na hora de servir, Em uma frigideira grande, derreta a manteiga, junte a cebola picada e cebolinha verde, deixe dourar um pouco.
 Sal a gosto, junte o arroz, o bacon, a salsinha e misture bem.

Junte os ovos, batata-palha e a cebola a tirolesa picada, tudo ainda na frigideira. Mexa mais um pouco e pode servir que vai estar du caceta !


http://www.pokerereceitas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário