quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mousse de chocolate





Mousse de chocolate
Uma das receitas de maior sucesso da minha mãe é essa mousse de chocolate. É uma receita que se não me engano ela tirou de um livro da Maria Thereza Weiss que foi a maior influência culinária da minha mãe fora da família. Não tenho a menor dúvida que a maior influência culinária na vida da minha mãe foi a sogra, a mãe do meu pai. 

De volta a mousse da mamãe, esta é uma receita bem 'hard core', do tipo metal pesado! Por que? Porque leva uma grande quantidade de ovos crus, além de muita manteiga, muito açúcar e chocolate. O resultado é uma coisa do céu. Que eu comi, e ainda como, como louca! Estou aqui para viver e não para sobreviver, eu digo!


Mousse de Chocolate da mamãe:

12 ovos frescos de galinhas caipiras 
(free range/frittgående)
12 colheres de sopa de açúcar
250 gramas de manteiga sem sal
300 gramas de chocolate com no mínimo 57% 
de cacau mas o ideal é 70% cacau
Pitada de sal



Como:

Picar o chocolate em pedaços pequenos e derreter 
chocolate em banho maria com a manteiga, mexendo 
sempre para incorporar e não deixar queima e reservar.

Separar claras e gemas bem separadas, retirando a 
clara fina que fina ao redor das gemas. 
Deixar claras e gemas sem vestígios de clara fina
 ou daqueles fios brancos da clara. 


Bater as 12 claras em neve com a pitada de sal até
 ficarem bastante duras, formando picos duros
 e reservar.


Bater as 12 gemas com as 12 colheres de sopa de 
açúcar até ficar um creme grosso e bastante 
esbranquiçado.
 As gemas, bem batidas, perdem totalmente o
 cheiro de ovo.
 


Adicione o chocolate derretido com a manteiga as 
gemas e bata com até incorporar totalmente o 
chocolate, o que leva uns 3 minutos.
 

Por fim adicione as claras em neve a mistura de
 chocolate mas mexa com as mãos, suavemente e 
sem bater, para incorporar as claras. 


Vai parecer difícil incorporar as claras e atingir
 um creme homogêneo pois leva tempo. De jeito 
nenhum use batedeira para misturar o creme de 
chocolate as claras pois vai perder toda a leveza
 da mousse. 


Depois de uns 5 a 7 minutos rodando e rodando a 
colher de pau a mousse deverá estar incorporada 
sem sinais brancos de claras. Divide o creme em 
tacinhas e leve a geladeira.


 Rendeu 18 taças grandes. Usei taças de vidro e 
cristal e todas diferentes uma da outra. Ficou 
lindo na mesa.

Em 3 ou 4 horas vais estar durinha o suficinte para
 servir. Para ficar uma mousse mais amarga e mais 
dura adicione mais chocolate, umas 400 gramas. 



Esta receita fica menos amarga deixando um sabor que
 agrada as crianças.

 As minhas crianças e seus amigos ainda não apreciam 
o sabor do chocolate amargo e normalmente fazem bico
 e não comem se estiver amargo demais. 

Servir gelado com o creme de baunilha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário