domingo, 24 de abril de 2011

Muffins de legumes e linguiça calabreza

Muffins de legumes e linguiça calabreza


Como prometido, agora é a vez dos muffins salgados. Meninas, 
já assei os dois tipos de muffins, tirei fotos de tudo quanto é jeito, 
estou a terminar de postar e nada do maridão acordar!!! rss

Não fomos fazer compras no mercado esta semana, sabem como é, 

folga=comer fora=sem hora para nada. Estou tentando esvaziar 
também um pouco minha despensa e acabar com as hortaliças que 
ainda estão rolando na gaveta. 


Tem um pacote de liguiça calabreza defumada habitando minha 
geladeira faz um tempão e toda vez que abro a geladeira, ela me 
olha e eu faço de conta que não a vejo. 


Com o prazo de validade encurtando, sentei ontem para procurar
 uma boa receita em que ela pudesse ser usada.


 Encontreiestes muffins salgados feitos pela Letrícia e seus elogios
 aos bolinhos não são nem um pouco exagerados. Ficaram deliciosos!!!

Acho que me empolguei na hora de fazer o recheio e exagerei um pouco colocando outras cositas más. Adicionei mais um pouco de leite e tudo se normalizou. Abaixo vai a receita do jeito que eu fiz aqui em casa.

Muffins de legumes e linguiça calabreza

175g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos médios

100 ml de leite

2 colheres (sopa) de azeite
120g de queijo ralado de sua preferência (usei queijo parmesão e mussarela)

1 lingüiça calabresa de 100g picada em pedaços pequenos

1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho picadinho

1/2 de cenoura ralada

1 batata média descascada e ralada
5 colheres de sopa de milho verde de lata escorrido

3 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas

Salsinha picada a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

orégano a gosto

Prepare 12 forminhas de muffin untando-as e salpicando-as 
com farinha (se preferir, use forminhas de papel e poupe-se 
deste trabalho).

Numa panela, refogue a lingüiça calabresa com o azeite. 


Quando os cubinhos de lingüiça estiverem douradinhos, acrescente
 a cebola e o alho e deixe refogar um tempo.


 Quando eles estiverem macios, acrescente a cenoura e a batata
 raladas. Junte o milho verde e as azeitonas. 


Refogue mais uns minutinhos, acerte o tempero com sal e 
pimenta-do-reino, desligue o fogo e deixe esfriar.

Pré-aqueça o forno a 180oC.

Numa tigela pequena, misture o leite, os ovos e a salsinha. Reserve. 
Em outra maior, peneire a farinha e o fermento, adicione o queijo 
e o orégano. 


Misture bem. Em seguida, acrescente o refogadinho de legumes e 
lingüiça.


 Mais uma misturada. Por fim, adicione os ingredientes líquidos 
batidos e misture delicadamente, só para incorporá-los.

Encha 2/3 das forminhas com essa mistura e leve ao forno por 
cerca de 25 minutos ou até que fiquem douradinhos.


 Se quiser, faça uma misturinha de parmesão ralado com pankô 
e espalhe sobre os bolinhos antes de levá-los ao forno (não é 
realmente necessário, mas fica bonito e crocante).


Nenhum comentário:

Postar um comentário