sábado, 2 de abril de 2011

O Chá dos Loucos e o brindezinho




O Chá dos Loucos e o brindezinho


Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, estréia na próxima quarta, 21 de Abril. Apesar de já ter visto o filme, estarei, certamente, na fila do cinema pra conferir na emoção da telona. Fã de Tim Burton e das histórias de Alice, por Lewis Carroll, eu não poderia deixar de fazer um post a esse respeito.

O Chá dos Loucos é o capítulo em que Alice 'toma chá' com o Chapeleiro Maluco e com a Lebre de Março, em meio de xícaras quebradas, scones voadores e ratos em chaleiras.
Scones, como até o Chapeleiro sabia, é acompanhamento perfeito para um chá quentinho. De origem escocesa e conhecido também por Biscuit, existe uma variedade enorme de receitas, sabores e formatos, difundidos principalmente nos países de língua inglesa.
A versão que eu apresento aqui é um scone doce [há também os salgados], que leva chocolate picado e açúcar com canela. Sua textura lembra um biscoito, mas é muito mais úmido e derrete na boca. Só não gosta quem é louco.. louco como uma Lebre de Março ; )


Scones de Chocolate Picado [receita adaptada daqui]


Ingredientes:


2 xícaras de farinha;
1/4 de xícara de açúcar granulado [usei refinado];
1 e 1/4 colher de chá de fermento em pó;
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio;

1/4 de colher de chá de sal;
1/2 xícara de manteiga gelada picada;
1/2 xícara de chocolate meio amargo picado;
1/2 xícara de cerejas secas [como eu não tinha, usei 1 xícara de chocolate picado ao todo];

1 colher de chá de extrato de baunilha;
2/3 de xícara de buttermilk [usei iogurte natural integral].

Cobertura:


1 colher de leite;
1 ovo;

2 colheres de sopa de açúcar refinado;
1/2 colher de chá de canela em pó.
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.


Preparo:


Preaqueça o forno a 200 graus.
Misture farinha, açúcar, fermento, bicarbonato e sal em uma tigela. Junte a manteiga picada, e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa.

Em outra tigela, misture a baunilha e o buttermilk. Adicione essa mistura à de farinhas. Mexa levemente até homogeneizar. Sove a massa levemente, sobre uma superfície enfarinhada.

Abra a massa em um círculo de 18cm sobre o fundo untado e enfarinhado de uma assadeira de pizza, e corte em 8 fatias, como uma pizza mesmo. Se preferir, o que foi o meu caso, abra a massa dentro de aros cilíndricos de 8cm de diâmentro, e retire-os após dar o formato.

Misture o leite e o ovo e pincele sobre os scones, generosamente. Polvilhe com o açúcar misturado com a canela, e leve ao forno por 20 minutos, ou até passar pelo teste do palito. Retire, polvilhe com o açúcar de confeiteiro, suba o forno na temperatura máxima e volte os scones para o forno, rapidamente, até o açúcar dourar e começar a derreter [o ideal para isso é ter no forno a função 'dourador']. Se preferir, você pode só polvilhar os scones com o açúcar mesmo.

Deixe-os esfriar sobre uma grade e coma-os acompanhado de uma boa xícara de chá quente. É irresistível, como os filmes do Tim Burton.




Nenhum comentário:

Postar um comentário