sábado, 2 de abril de 2011

Plum Cake: Bolo de Ameixa Fresca

Plum Cake: Bolo de Ameixa Fresca


Olá-ás!

Estou adorando a possibilidade de, em parceria com a Mococa, fazer sorteios no blog! [tem um rolando, participe clicando aqui]. É realmente muito legal receber comentários de pessoas que lêem o blog faz tempo, mas nunca comentaram, então eu não sabia quem eram! Eram só números, e agora são pessoas, mesmo. Achei muito bacana um comentário de uma moça dizendo que, mesmo sabendo que eu atualizo o blog 2 vezes na semana, ela entra todo dia pra ver se, quem sabe, foi atualizado [fofo, né? rs]. Então deixo aqui meu muito obrigado a todas as pessoas que lêem, visitam, acompanham, seguem, não comentam ou comentam, ou twittam... é maravilhoso ter esse retorno! Obrigado a todos! 
E fica o convite reforçado pra criticar, palpitar, pedir receitas, questionar, e me contar das receitas que pegaram aqui e tentaram fazer! Pode ser por comentários aqui no blog mesmo, pelo meu e-mail, que é richardarquiteto@gmail.com, ou @cozinhacoletiva no Twitter. A Cozinha Coletiva é motivada por isso! E é muito bom poder agradecer através de receitas que funcionam, fotos esforçadas e agora esses sorteios [terão vários, então fique ligados!].

A receita de hoje é do fim de semana. Um bolo de frutas diferente, de sabor delicado e aparência muito agradável! [nossa, isso soou formal, né?rs]. Espero que vocês gostem!

Plum Cake
[receita retirada e levemente alterada daqui]

Ingredientes:
2 colheres de sopa de geléia de framboesas;
3 colheres de sopa de brandy [usei conhaque];
1/2 kg de ameixas maduras, amarelas ou vermelhas [usei amarela] cortadas ao meio e sem o caroço;
3/4 de xícara de farinha de trigo;
3/4 de xícara de açúcar;
1/3 de xícara de amêndoas sem pele;
1/2 colher de chá de fermento em pó;
1/4 da colher de chá de sal;
6 colheres de sopa de manteiga amolecida;
1 ovo grande, mais uma gema;
1/4 de xícara de creme de leite;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1/2 colher de chá de extrato de amêndoas doces;
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo:
Unte e enfarinhe uma assadeira rendonda de 22cm de diâmetro e ligue o forno a 180 graus.
Leve a geléia e o conhaque ao fogo em uma frigideira grande ou panela larga, por uns 3 minutos, até  que fique com textura de xarope. Adicione as metades de ameixa, viradas com o corte para baixo, e cozinhe até a calda voltar à textura de xarope [cuidado para as ameixas não grudarem na panela]. Deixe esfriar completamente e reserve.
Bata o açúcar com as amêndoas no processador [usei o liquidificador].
Misture o açúcar e amêndoas processadas com a farinha, o sal, e o fermento em pó. Adicione a manteiga, ovos, creme de leite e extratos. Bata com um fouet até que a massa fique homogênea.
Despeje a massa na assadeira preparada. 
Volte às ameixas: mexa-as na panela até ficarem completamente cobertas pela calda. Coloque as ameixas uniformemente sobre a massa na assadeira, com o corte para cima. Não é precido apertar a fruta na massa, apenas colocar sobre ela.
Leve ao forno e asse por 45 minutos, ou té que esteja dourado e enfiando um palito saia apenas algumas migalhas de bolo.
Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro com uma peneira
Eu servi o bolo com creme de leite e acho que combinou bastante!




Nenhum comentário:

Postar um comentário