sexta-feira, 15 de abril de 2011

Que tal trocar o feijão pela soja

Que tal trocar o feijão pela soja? Diversificando o cardápio.



Eu uso a soja em grão e a proteína texturizada (aquela que parece uma 
carne moída seca). 

Costumo fazer com a soja em grão, saladas, petiscos (tipo amendoim 
torrado) e cozinhar como o fejão carioquinha. 

Já a proteina texturizada eu uso misturada com carne moída (de boi 
ou de frango) para fazer almôndega, hamburguer e rocambole de forno. 
Aos poucos vou colocando aqui as receitas que faço.

Isto mesmo, que tal trocar o feijão pela soja? Eu já faço isto há alguns
 anos. Não precisa trocar totalmente, mas comer soja pelo menos 
umas duas vezes na semana. 

Eu sou a favor da diversidade. Sei que tem muita gente que sempre 
come arroz, feijão, carne e salada. Não varia muito. No máximo um
 macarrão de vez em quando.

 Já eu sempre gostei de fazer coisas diferentes no dia a dia. Por 
exemplo, para substituir o feijão, muitas vezes uso soja, lentilha,
 grão de bico, ervilha seca.

 Eu não gosto de comer sempre a mesma coisa.

 Sempre variei muito por gostar de fazer coisas diferentes, mas uma
 outra coisa que ganhamos quando diversificamos o cardápio é que
 ingerimos uma variedade maior de vitaminas, sais minerais, etc..

Hoje vou mostrar como faço a soja como feijão.


Soja Cozida


Ingredientes

3 xícaras (de chá) de soja escolhida, mas sem lavar
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola picada
1 tomate picado
2 colheres (de sopa) de salsa picada
1 colher (de sobremesa) de colorau
2 colheres (de sopa) de óleo
Sal a gosto


Modo de Preparo

Coloque água para ferver em uma panela. Quando a água ferver misture
 a soja e deixe ferver por 3 minutos.

 Desligue o fogo, escorra a água e lave bem a soja com água fria. 

Agora você vai colocar a soja em um recipiente e cobrir com água, 
deixe ela de molho de um dia para o outro (+ – 8h). 

No dia seguinte refogue a cebola no  óleo, acrescente o alho e frite
 mais um pouco. Junte o tomate e a salsa e refogue um pouquinho. 

Acrescente a soja, o sal e o colorau. Cubra com água até mais ou 
menos um dedo acima da soja. 
Cozinhe na panela de pressão por c
erca de 20 minutos. 

Depois abra a panela e deixe cozinhar mais um pouco (uns 10
 minutos) sem a pressão. 
Prontinho, agora é só servir com um 
arroz branco bem soltinho


Clique nas fotos para ver maior
Obs.
  • Não use a água fria diretamente na soja. Faça como eu disse na receita. Primeiro coloque água quente e só depois coloque na água fria dando um choque térmico. Isto faz com que a soja perca um pouco do seu gosto forte.
  • Eu já cozinho a soja temperada, mas se quiser pode primeiro cozinhar e depois temperar.
  • O caldo da soja não fica tão grossinho como o do feijão, então eu prefiro deixar ela com menos caldo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário