sábado, 9 de abril de 2011

Super pão integral de trigo inteiro

Super pão integral de trigo inteiro


Sexta Feira passada estava assistindo ao Globo repórter, e vi uma matéria sobre o super pão, a qual informava que a a grande preferência dos consumidores é a do pão de frainha branca e a pesquisadora demonstrava que, no processo de obtenção da farinha de trigo branca, o que o trigo tem de melhor é desperdiçado.
Joga-se fora ou dá-se como ração animal,a casca do trigo e gérmen, que são excelentes fontes de fibras, minerais, vitaminas e, proteínas e lipídios.
"A indústria deve aproveitar melhor isso. É um grande potencial. Hoje em dia, os consumidores estão mais preocupados com a saúde e procuram alimentos mais naturais, com menos aditivos químicos, e também produtos com fibras com alto teor de antioxidantes. E essa farinha de trigo, por conter todas essas camadas, ajuda na redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer", revela a engenheira de alimentos Camila Batista da Silva, da Unicamp.



Como eu tinha grãos de trigo em casa, me aventurei a fazer esse pão, não sei se é exatamente a receita dos pesquisadores, mas o resultado foi excelente, um pão super macio e gostoso, além de ser bem saudável!

A receita :

2 xícaras de chá de grãos de trigo
1/2 kg de farinha de trigo branca
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moída
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
100 ml de óleo
1 ovo
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de fermento biológico seco
aprox 350 ml de água morna
para decorar, sal grosso ou gergelim.

Preparo:

Coloque os grãos de trigo no liquidificador e bata-os até que virem um pózinho...( não precisa pulverizar, qdo eu fiz ficou uns grãozinhos, que pensei que ia ficar ruim no pão, nas no final ficaram excelente e nem dava pra perceber a presença deles.)

Misture todos os ingredientes e sove muitíssimo, bastante mesmo, (pense que vc foi fazer uma visita ao senado!), até que a massa fique bem homogênea. ( o segredo é sovar muito, se vc tiver máquina de fazer pão, coloque no ciclo massa e pronto).

 Se precisar, junte um pouco mais de água ou farinha para dar o ponto certo na massa, que deve ficar elástica e não muito dura.

Deixe crescer até dobrar de volume, aprox. 40 minutos, e divida a massa em duas.

Coloque em formas de pão e pincele com água, depois vc pode polvilhar sal grosso ( fica uma delícia o contraste do pão como sal!) ou gergelim.

LEve para assar em forno alto ( não aqueci o forno antes) até que fiquem dourados.

http://joaoeofogao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário