sábado, 2 de abril de 2011

TORTA DE CHOCOLATE DOS VELHOS TEMPOS

Old-time pie...


Olá!
As tortas aos finais de semana já são uma tradição aqui, n'A Cozinha Coletiva. Mas fazer o quê, eu adoro fazer tortas! [como vocês já devem ter percebido]. Tortas são receitas elaboradas através de combinações massa-recheio-cobertura, que devem tender a um equilíbrio das partes, para ser boa.

 Nesse caso, por exemplo, o recheio amargo, de chocolate, vai em menor quatidade que o merengue fofo e doce, porque é preciso muito merengue pra balancear com chocolate intenso. Enfim, pode ser tudo besteira, mas vou percebendo essas coisas ao ler uma boa receita de torta, e ao executá-la.

A torta de hoje vi pela primeira vez faz um tempinho, no Fine Cookinge o nome me cativou: "Torta de Chocolate e Merengue dos Velhos Tempos". Depois, fuçando nosite da Martha, lá estava ela também! Peguei meu quilo de cacau e fui pra cozinha sem pensar duas vezes!

A torta é deliciosa. Divina mesmo, de comer devagar, apreciando a mistura dos sabores. E o que mais me impressionou foi o creme de chocolate, que nao leva chocolate derretido, só cacau, é simples e infinitamente bom! Melhor do que ganache! Então eu aconselho: anote pelo menos a receita do creme.. você vai precisar dele um dia!rs

Torta de Chocolate dos velhos tempos 

Ingredientes da massa:

1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1/4 de xícara de açúcar;
1/2 xícara de manteiga gelada em cubinhos;
1 gema;
3 ou 4 colheres de sopa de água gelada;
1 pitada de sal.


Ingredientes do creme de chocolate:

1 lata de leite condensado [395ml];
3 colheres de sopa de cacau em pó [use cacau mesmo, sem açúcar];
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 colher de sopa de amido de milho;
3 gemas;
3 colheres de sopa de manteiga picada em pedacinhos;
1 colher de chá de extrato de baunilha.



Ingredientes do merengue:

3 claras;
1/3 de xícara de açúcar;
1 colher de chá de amido de milho.


Preparo da massa:

Misture farinha, açúcar e sal. Adicione a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione a gema e a água gelada, misture, amassando levemente, e leve para gelar, em formato de disco; por 15 minutos. 

Retire da geladeira, forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro, fure a massa com o garfo e leve ao freezer por 15 minutos.

 Retire e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos ou até dourar. Retire e deixe esfriar completamente. Reserve.


Preparo do creme de chocolate:

Deixe preparada uma tigela grande com uma peneira por cima.
Em uma panela média, fora do fogo, misture a farinha, o amido e o cacau. Adicione o leite condensado e as gemas e misture, mexendo bem.

Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por uns 5 minutos, até a mistura começar a ferver [raspe bem o fundo e as laterais enquanto mexe, para não grudar].

Retire a mistura do fogo e passe-a pela peneira preparada, apertando com as costas da colher. 

Retire a peneira, descarte os grumos que restaram e adicione, ao creme peneirado, a manteiga e a baunilha, mexendo até que dissolvam e o creme fique homogêneo e brilhante.

Recheie a massa já assada com o creme de chocolate, e leve à geladeira, para esfriar enquanto você prepara o merengue.


Preparo do merengue:

Ligue o forno em 220 graus.
Bata as claras em neve, adicionando o açúcar aos poucos. Quando começar a formar picos, adicione o amido e continue batendo, até resultar em um creme fofo, branco e brilhante.

Cubra bem a torta com o merengue, espalhando com uma colher. Leve ao forno quente, para dourar, por uns 7 minutinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário